“O Senhor teu Deus está contigo por onde quer que andes” (Js 1,9)
Para se ter apreço a esse Livro, nos lembramos de São Jerônimo que cumpriu sua missão na terra no ano 420, no dia 30. Foi quem traduziu a Bíblia do Hebraico, Aramaico e Grego para o Latim para depois termos em Português. Dentre tantos que vêem a importância da Bíblia, destaco também São Pedro que disse: “Nascestes de novo, não de uma semente corruptível, mas incorruptível, mediante a Palavra do Senhor, viva e permanente”. (1Pd 1,23)
E São Jerônimo, da sua experiência da leitura bíblica, ensina: “A tua oração é a tua palavra dirigida a Deus. Quando lês a Escritura, é Deus que te fala; quando rezas, és tu que falas a Deus”.
À Igreja no compromisso evangelizador fiquemos com as palavras de São Paulo VI na Evangelii Nuntiandi, n. 76: “O mundo reclama evangelizadores que lhe falem de um Deus que eles conheçam e lhes seja familiar como se eles vissem o invisível”. Assim, desejo a todos amor à Palavra de Deus. Nas várias Paróquias é possível ver acontecer estudos da Bíblia através dos Círculos bíblicos.
A Igreja no Brasil em cada ano incentiva o estudo de um de seus 73 livros. O destaque esse ano é por conta do Profeta Josué, com o lema: “O Senhor teu Deus está contigo por onde quer que andes” (Js 1,9) Os santos e santas se serviram do Livro Sagrado, e aqui vale lembrar alguns: Santa Dulce dos Pobres, o beato São Carlo Acutis, Santa Tereza de Calcutá, São Carlos de Foucaud. Porém, é bom conhecer alguns personagens bíblicos a exemplo de Moisés, Davi, Josué, Maria, Paulo, etc. Para nós, Família Gumercindiana, o Servo de Deus, Pe. José Gumercindo, viu nas Sagradas Escrituras pensamentos que norteasse sua e nossa missão de Joseleitos: “A ti eu deixei o meu pobre, tu serás a ajuda do órfão” (Sl 10,11) e “Não me lances longe de tua face, Senhor!” (Sl 51,13), como marca as nossas Constituições, à página 20.
Ei, irmãos e irmãs, sê forte e corajoso.
Pe. Enésio Severino da Silva, SJC.