O Serviço de Animação Vocacional Joseleito busca acompanhar os jovens no seu caminho existencial rumo à maturidade, de modo que, através de um processo de discernimento, possam descobrir o seu projeto de vida e realizá-lo com alegria, abrindo-se ao encontro com Deus e com a humanidade e participando ativamente da edificação da Igreja e da sociedade.
São traços fundamentais do discernimento: a escuta e o reconhecimento da iniciativa divina, uma experiência pessoal, uma compreensão progressiva, um acompanhamento paciente e respeitoso do mistério em ação, um destino comunitário. A vocação não se impõe como um destino a suportar; trata-se duma proposta de amor, um envio missionário numa história de quotidiana confiança mútua. Na descoberta da vocação, nem tudo aparece imediatamente claro, porque a fé ‘vê’ na medida em que caminha, em que entra no espaço aberto pela Palavra de Deus”.
Entende-se por animação: dar alma, ânimo, coragem, vigor e entusiasmo àquilo que se faz. Por vocacional entende-se a missão de chamar.
A vocação tem origem divina: Deus é quem toma a iniciativa e nos chama desde a sua gratuidade. Deus é a fonte da vocação: o Pai chama para a missão; o Filho, servidor do Pai, exprime esse chamado, nos envia; e o Espírito Santo faz ecoar a palavra em vista do bem de todos. O chamado é graça e o envio também. Tanto a vocação quanto a missão nunca visam o bem pessoal do vocacionado, mas de todo o povo de Deus. A verdadeira vocação e missão não são graças apenas para as pessoas escolhidas, mas para muitos conforme dizia Jesus referindo-se a sua própria vocação e missão: “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida como resgate por muitos” (Mt 20,28).
Animador Vocacional.
Pe. Brunael Barbosa Almeida, sjc
Sociedade Joseleitos de Cristo
Casa Geral “Pe. Gumercindo”
Rua Prof. Luís Anselmo, 99 (Luís Anselmo)
CEP.: 40.260-485 – Salvador – BA