Carisma

A ti eu deixei o meu pobre, tu serás a ajuda do órfão.” (cf. Sl 10, 14)

À luz das inspirações bíblicas: “Não me lances longe de tua face, Senhor!”(cf. Sl 51,13) e “A ti eu deixei o meu pobre, tu serás a ajuda do órfão” (cf. Sl 10, 14), nossa Congregação tem como distintivos: a busca de intensa união com Deus, da humildade e simplicidade de São José; a solicitude para com os pobres, configurados nos órfãos – pupila dos olhos de Deus; a dedicação aos jovens e às vocações religiosas sacerdotais; e a caridade fraterna (Constituições, art. 7).

Falando sobre a finalidade da Congregação, assim afirmou o nosso Fundador: “Sua finalidade verdadeira, aquela para qual foi fundada, é sem dúvida a catequese entre jovens e adultos, a difusão da doutrina cristã e da instrução e educação em geral, como ainda a santificação do trabalho em oficinas e no campo, não esquecendo a boa imprensa” (Circular 1/1973).

O artigo quarto das nossas Constituições afirma: “O carisma deste Instituto, em sua dimensão operacional, se insere especialmente na área da educação assumida como apostolado, mediante: 

  • a) A difusão da doutrina cristã e educação da infância e da juventude;
  • b) A solidariedade e promoção dos pobres, sobretudo dos órfãos e dos idosos;
  • c) A animação e preparação dos vocacionados pobres para a vida religiosa sacerdotal;
  • d) O desenvolvimento de trabalhos e atividades profissionalizantes entre os meios urbanos e rurais, considerando-os como instrumentos de santificação; 
  • e) A propagação dos valores evangélicos através dos meios de comunicação social;
  • f) A atuação em paróquias segundo o espírito próprio da Congregação.

FONTE: NOVAS CONSTITUIÇÕES. Sociedade Joseleitos de Cristo. Artigos 4 e 7.