Leigos Joseleitos

Os Leigos Joseleitos são homens e mulheres, solteiros, casados ou viúvos, que abrem seu coração e, depois de oportuno discernimento, acolhem o chamado do Senhor para viver a própria consagração batismal segundo a espiritualidade joseleita, tendo em vista, acima de tudo, a glória do Deus Uno e Trino, seguindo Jesus Cristo, do modo como viveu este ideal o Servo de Deus, Pe. José Gumercindo Santos.

Os Leigos Joseleitos concretizam seu compromisso e vivem o espírito Joseleito nas situações ordinárias de vida e de trabalho, com sensibilidade e características laicais, difundindo seus valores no próprio ambiente.
Os Leigos Joseleitos colaboram ativamente na missão em nome da Igreja, sob a autoridade do Diretor Geral da Sociedade Joseleitos de Cristo, em espírito de fidelidade aos Pastores e em colaboração com as outras forças eclesiais.

O Leigo Joseleito desempenha sua missão inspirando-se no glorioso São José, que se dedicou com a Virgem Maria a Jesus, em Nazaré. Deve, com ele, aprender as virtudes da humildade, da simplicidade e do amor ao trabalho. Como ainda, cultivar a adoração a Jesus, contemplando o seu Sagrado Coração, a devoção filial a Nossa Senhora das Graças e a intercessão e exemplo dos demais padroeiros da Sociedade Joseleitos de Cristo: São João Bosco, Santa Teresinha, Santos Anjos da Guarda, São Judas Tadeu, São João Batista de La Salle, São Vicente de Paulo e Santo Antônio. 

À luz das inspirações bíblicas: Não me lances longe de tua face, Senhor! (cf. Sl 51, 13) e A ti eu deixei o meu pobre, tu serás a ajuda do órfão (cf. Sl 10, 14), o grupo dos Leigos Joseleitos tem como distintivo: a busca de intensa união com Deus, da humildade e simplicidade de São José; a solicitude para com os pobres, configurados nos órfãos – pupila dos olhos de Deus; a dedicação aos jovens e às vocações religiosas e sacerdotais; e a caridade fraterna.
À luz do carisma da Sociedade Joseleitos de Cristo, os Leigos vivem o seu apostolado, mediante:

  • A difusão da doutrina cristã e educação da infância e da juventude; 
  • A solidariedade e promoção dos pobres, sobretudo os órfãos e dos idosos; 
  • A cooperação na pastoral vocacional, de modo especial, em prol dos vocacionados pobres para a vida religiosa e sacerdotal; 
  • O desenvolvimento de trabalhos e atividades profissionalizantes entre os meios urbanos e rurais, considerando-os como instrumentos de santificação; 
  • A propagação dos valores evangélicos através dos meios de comunicação social; 
  • A atuação nas pastorais e movimentos das Paróquias segundo a vocação laical joseleita; 

Além disso, os leigos Joseleitos podem realizar o seu empenho apostólico em obras da Sociedade Joseleitos de Cristo.

Fonte: DIRETÓRIO PARA OS LEIGOS, Sociedade Joseleitos de Cristo.

Assine Nossa Newsletter

Endereço

Sociedade Joseleitos de Cristo
Casa Geral “Pe. Gumercindo”
Rua Prof. Luís Anselmo, 99  (Luís Anselmo)
CEP.: 40.260-485 – Salvador – BA

© Copyright Sociedade Joseleitos de Cristo. Feito com por