Caminho Formativo

1. ANIMAÇÃO VOCACIONAL:
Depois de percorrer o caminho de orientação vocacional, caso o jovem descubra que tem aptidão para o carisma joseleito, é convidado para ingressar na Congregação. Essa orientação é feita pelo Animador Vocacional e sua equipe.

2. ASPITANTADO:
Após o caminho de orientação vocacional, o jovem é encaminhado para o Aspirantado. Essa etapa destina-se a que o jovem conviva com os joseleitos consagrados a fim de ir avaliando se, de fato, há uma verdadeira identificação com o carisma e missão joseleita. Tem a duração média de seis meses.

3. POSTULANTADO:
Essa etapa normalmente dura seis meses; e é o período em que o jovem passa a oficialmente ser considerado um jovem em formação, através de um tempo oportuno para aprofundar a opção vocacional inicial e preparar-se para o noviciado.
“O postulantado é o tempo de preparação para o noviciado em que o postulante intensifica sua experiência com Deus por meio da oração, com o outro através da vida comunitária e consigo mesmo mediante acompanhamento pessoal, nos aspectos psicológico e espiritual.”

4. NOVICIADO:
É quando o candidato tem possibilidade de iniciar a experiência religiosa joseleita, durante um ano, chamado canônico. Trata-se de um período de aprofundamento das motivações da sua opção, de averiguação da sua idoneidade, e orientar-se para o dom de si a Deus, na vida religiosa e na vivência do carisma que herdamos do Servo de Deus, Padre José Gumercindo. É ao concluir o Noviciado que os jovens emitem os primeiros votos de obediência, pobreza e castidade.
“O noviciado, início da vida religiosa, é um tempo propício à intensificação da experiência de Deus, de dedicação ao conhecimento do carisma, da espiritualidade e da missão desta Sociedade, e da sua vivência em comunidade.”

5. FORMAÇÃO ESPECÍFICA:
De acordo com o caminho vocacional de cada joseleito jovem: como irmãos ou como joseleitos clérigo é estabelecido uma proposta formativa. Aos que escolhem o caminho sacerdotal, cabe ingressar na faculdade de Filosofia e Teologia. Eles formam-se na perspectiva de joseleito pastor, em vista do ministério sacerdotal. Os que optam por viver como irmãos joseleitos leigos especializam-se também normalmente nalgum aspecto da missão joseleita.
Nesta etapa, os agora já consagrados fazem os seus estudos acadêmicos (Filosofia e Teologia). Além do trabalho acadêmico que é o principal centro de interesse nessa etapa, o jovem joseleito deve crescer na vida de fé, na cultura e no humanismo, visando um amadurecimento enquanto jovem consagrado joseleito.

6. TIROCÍNIO:
É a etapa onde o joseleito tem a oportunidade de fazer experiência de vida apostólica tipicamente joseleita em uma de nossas comunidades. Uma etapa sobretudo de formação pastoral, de experiência formativa de vida em comunidade, de serviço aos jovens e acompanhamento pastoral. É um ano marcado sobretudo pela formação prática, por meio das quais os consagrados vão desenvolver o sentido pedagógico em atividades pastorais. É uma vivência mais intensa do carisma, exercida nas casas de missão joseleitas, seja na área social, ou até mesmo na formação de outros jovens em caminho vocacional.

Assine Nossa Newsletter

Endereço

Sociedade Joseleitos de Cristo
Casa Geral “Pe. Gumercindo”
Rua Prof. Luís Anselmo, 99  (Luís Anselmo)
CEP.: 40.260-485 – Salvador – BA

© Copyright Sociedade Joseleitos de Cristo. Feito com por