Recepção do Ministério de leitor

Recepção do Ministério de leitor

O irmão Brunael, já professo em temporário, começa a celebrar a proximidade do sacerdócio recebendo o ministério de leitor.

Foi na noite do dia 16 de março de 2022, início do Tríduo de São José, Patrono da Sociedade Joseleitos de Cristo, que o Irmão Brunael recebeu o ministério de leitor. A celebração Eucarística foi presidida pelo Diretor Geral da nossa Congregação, o Pe. Barbosa e concelebrada pelos Padres: Celso, Leonardo e Almeida. Também contou com a participação do Diácono José Maria, os  irmãos da comunidade de teologia e filosofia, bem como, os leigos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Quiririm, de modo particular, os membros da comunidade São José do Pinheirinho onde a celebração foi realizada.

Na formação dos Joseleitos, o ministério de leitor é conferido ao juniorista que está no terceiro ano da Teologia. O nosso Diretório de Formação afirma: “Embora ao longo de todo o processo formativo seja necessário o cultivo da escuta, da acolhida e da proclamação da Palavra de Deus, através do método da leitura orante da Bíblia (lectio divina), no período de formação teológica deverá ser intensificado o interesse pela Palavra, de modo a aprofundar a condição de autêntico discípulo de Jesus Cristo em vista da missão. Durante os estudos teológicos, reserve-se para cada seminarista tempo especial ao estudo e à meditação da Palavra de Deus, com programação própria, a fim de ajudá-lo a assumir e viver o ministério de leitor em preparação ao diaconado e ao presbiterado, que exigem o desempenho fiel e competente do serviço da Palavra, observando a preparação técnica de proclamação e oratória.”

Assim, entende-se que o leitor desempenha um “autêntico ministério litúrgico”. É instituído para se dedicar ao serviço da Palavra de Deus, onde de forma oficial proclama as leituras das celebrações (exceto o evangelho). A ele também é conferida a missão de organizar a catequese e orientar o povo e sua participação na assembleia.

Veja as fotos da celebração:

 

Mais Vistas

Animação Vocacional

O Serviço de Animação Vocacional Joseleito busca acompanhar os jovens no seu caminho existencial rumo à maturidade para que possam descobrir sua vocação específica e realizá-la à luz do mistério divino.