PROFISSÃO PERPÉTUA DO IRMÃO BRUNAEL BARBOSA, SJC

PROFISSÃO PERPÉTUA DO IRMÃO BRUNAEL BARBOSA, SJC

No dia 17 de dezembro de 2022, às 19h na Matriz Nossa Senhora da Conceição em Quiririm Taubaté/SP, aconteceu a profissão perpétua do Irmão Brunael Barbosa Almeida, sjc. A celebração foi presidida pelo nosso Superior Geral, o Pe. Francisco de Barros  Barbosa, sjc e concelebrada pelos padres: Pe. Júlio César de Mello Almo, sjc Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Quiririm e  diretor do Seminário São José, Pe. Alberto Luna Cavalcante,   sjc, (Conselheiro Geral), Pe. Enésio Severino da Silva, sjc, (Conselheiro Geral), Pe. Leandro Calazans de Oliveira, sjc, (vigário Paroquial e assistente de formação do Seminário São José), Valdir Custódio, sjc, (diretor do Centro de Formação Santo Antônio em Lorena – Filosofado), Pe. Joaquim de Barros Almeida, sjc (diretor do Lar das Crianças Pe. João Benevides – Embaú – Cachoeira Paulista), Pe. Josenias  Gonçalves dos Santos, sjc, diretor do Centro de Formação Dom Bosco (Aspirantado/Postulantado), em Nova Friburgo – RJ, Pe. Leonardo Feliciano, sjc, (vigário da Paróquia Santa Teresinha em Campos do Jordão) e o  Pe. Cícero Erculino da Silva, sjc, (vigário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição no Embaú).

Contou ainda com a participação do Diácono José Maria, os irmãos junioristas e aspirantes do nosso Instituto, bem como os seminaristas  da Arquidiocese de Aparecida, diocese de Lorena e Caraguatatuba e ainda  com a presença de um religioso da Congregação dos Oblatos de Cristo de Sacerdote e de uma Irmã Salesiana (Congregação Filhas de Maria Auxiliadora). Além dos fiéis da Paróquia, se fizeram presentes pessoas provindas de outros cidades e Paróquias , bem como de Lorena, Cachoeira Paulista, Rio Pequeno/ SP, Nova Friburgo/RJ.

 Ao final da celebração  o Irmão Brunael, fez uso da palavra. Confira  as palavras proferidas pelo referido Irmão:

Que poderei retribuir ao Senhor Deus por tudo aquilo que ele fez em meu favor?

Aos olhos humanos, era para mim está hoje em minha diocese de origem, ou já ordenado, contudo, a providência divina me conduziu a um chamado ainda mais radical: a te deixei o meu pobre, tu serás a ajuda do órfão.  Essa radicalidade implica em minha vida, seguir ao pé da letra algumas das frases ditas e vividas pelo nosso fundador, O Servo de Deus Pe. José Gumercindo Santos: o religioso deve ser diáfano para merecer entrar nessa classe privilegiada dos eleitos de Deus. A providência divina age e reage fazendo seus eleitos passarem pelo cadinho do sofrimento. Pertencer a uma congregação religiosa, é viver suas alegrias e suas doenças. O Joseleito que não alimenta o desejo de ser santo, jamais terá paz nesta pobre e miseranda terra de exílio. Ser religioso é ser desprendido até da própria vida.  O modelo de toda comunidade religiosa é a humilde casa de Nazaré.

Ao longo do meu processo formativo as palavras do Evangelista João foram para mim um questionamento, ao mesmo tempo um convite no seguimento: “Mestre, onde moras? Vinde e vede” E, assim começou o meu caminho de querer conhecer de perto os eleitos de Cristo, caminhar com Ele, partilhar da sua Vida e do seu Projeto. Aos poucos, passo a passo, o Salvador foi me introduzindo no seu mistério salvífico. Ora, envolvido na vida e no Projeto de Cristo Salvador e inspirado nas palavras da primeira carta de João, assumo hoje definitivamente o propósito de proclamar ao mundo o que vi, ouvi e aprendi do Ressuscitado.

Por isso, dou graças a Deus pelo dom da vida e da vocação, por ter me escolhido, mesmo diante da minha insignificância e fragilidade, a participar da sua vida e do seu projeto.  Agradeço a mão de Deus que me foi conduzindo e sustentando, mesmo quando me faltou ânimo e esperança de continuar no chamado e no discipulado.

Expresso minha gratidão a Congregação na Pessoa do Diretor Geral, o Pe. Francisco de Barros Barbosa… obrigado Pe. Barbosa por sua paternidade! e ao senhor, como forma de gratidão repito as palavras do nosso fundador: “Deus nos dotou de capacidades para reconstruirmos o mundo ao nosso redor”!

 Dou graças por todos que me ajudaram e acompanharam desde o despertar vocacional até ao presente momento Dom Armando Bucciol, Pe. Valderí, Pe. Almeida, Pe. Justino e Irmã Luna… Agradeço a todos os meus formadores, Pe. Valdir Custódio (Aspirantado e postulantado), Pe. Leandro Justino (noviciado), Pe. Enoque, Pe. Leandrinho  e Pe. Benedito (Filosofia),  Pe. Valter, Pe. Celso e Padre Júlio (Teologia), gratidão por terem me acolhido, acreditado em mim e por todos os recursos colocados à minha disposição para meu crescimento humano e espiritual. Aos demais padres Irmãos aqui presentes, Irmãos de carisma, o diácono José Maria … obrigado pela amizade e orações.

Aos meus pais, minha mãe Lucidalva e meu pai Reginaldo (in memoriam), agradeço pela educação na fé cristã, encorajamento na vocação à Vida Religiosa Consagrada e incentivo ao longo do meu processo formativo. A vocês, sou eternamente grato. Agradeço igualmente a minhas irmãs e demais familiares pelos ensinamentos, pelo suporte na caminhada e tudo o que sois e representam na minha vida e a todos os que nos assistem pelo Facebook do Seminário São José, em especial a paroquia do Santíssimo Sacramento em Rio de Contas – Bahia.

Agradeço imensamente, aos meus Irmãos Junioristas e postulantes e as vocês digo: “Aos que querem é prometido um prêmio, mas só alcançam aqueles que perseveram” obrigado pela presença dos religiosos e religiosas, seminaristas diocesanos. A todas a comunidades da paróquia, aos leigos e leigos de outras paróquias Nova Friburgo, Lorena Canas, Embaú, Rio Pequeno/SP e aos que com total dedicação preparou a Igreja e a liturgia, bem como os que organizaram o salão paroquial e o jantar: muitíssimo obrigado!

E por fim, gostaria de estender um agradecimento especial ao ministério de música jovem, Vocês tornaram essa celebração ainda mais significativa, usando de um dom que Deus deu a vocês em favor de Cristo e de sua Igreja. Que seja cada vez mais multiplicado e nunca lhes falte coragem e ânimo nesta linda vocação de rezar duas vezes, através do canto. Obrigado!!!

Escolhi como lema vocacional, In Corde Iesus (no coração de Jesus), sob a proteção desse coração misericordioso e  imbuído  do desejo de  servir a Cristo na Pessoa do Pobres, órfãos, jovens e vocacionados, me proponho a viver  o que disse o nosso fundador em sua obra Pedaços D’ Alma. Uma coisa peço a Deus: que não torne o meu coração duro para ninguém!

Mais Vistas

Animação Vocacional

O Serviço de Animação Vocacional Joseleito busca acompanhar os jovens no seu caminho existencial rumo à maturidade para que possam descobrir sua vocação específica e realizá-la à luz do mistério divino.