POR QUE SANTO ANTÔNIO ENTROU NA HISTÓRIA DA CONGREGAÇÃO SOCIEDADE JOSELEITOS DE CRISTO ?

POR QUE SANTO ANTÔNIO ENTROU NA HISTÓRIA DA CONGREGAÇÃO SOCIEDADE JOSELEITOS DE CRISTO ?

“Portugal te viu crescer menino,
Paladino te fizeste ali,
Religioso, sacerdote dino,
Atraías toda gente a ti;
Tua pátria generosa e bela,
Tua estrela, Antônio, teu amor
Oh! Deixaste como sentinela
Frente às batalhas do teu Senhor”

(Servo de Deus Pe. José Gumercindo Santos).

Podemos recordar inicialmente o que ouvíamos do próprio fundador, Pe. José Gumercindo, e também tomar o que encontramos em sua autobiografia “Memórias, Pedaços D’Alma’. Ele observou o trato que as Sagradas Escrituras dão ao pobre, no Antigo Testamento (cf. Dt 15,11; Lv 19,9-10; Sl 9, 17-18; Lv 25, 35-38; Sl 10,14) e no Novo Testamento (Mt 11,4-5; Lc 6, 20-21; 2Cor 8,9). E, em especial, o testemunho de Nosso Senhor Jesus Cristo: sua misericórdia, compaixão e solidariedade no trato com os empobrecidos.

Um Seguidor de Jesus, como Santo Antônio, lhe chamou atenção por ser o Padroeiro de sua própria terra, Itabaiana-SE. Esta devoção vem de modo muito natural. Santo Antônio nasceu em Lisboa – Portugal, no ano de 1195e entregou sua vida a Deus em 1231. É considerado um grande propagador da Palavra de Deus, por sua sabedoria e eloquência, e por esta razão tornou-se muito conhecido em todo mundo. No Brasil está entre os cinco santos mais queridos.

Para entendermos melhor esta sua dinâmica evangelizadora, tanto Santo Antônio como o Pe. José Gumercindo, “tiravam” o Evangelho do Livro para colocá-lo na vida das pessoas, distribuindo o Pão da Palavra de Deus e o pão material aos pobres. Em Tucano – BA, todas as terças feiras era feita a distribuição de pães após a santa missa.

Pe. José Gumercindo experimentou, na pele, a angústia do pobre e, por isso, tinha um olhar diferenciado para os destinatários de sua consagração e do seu ministério sacerdotal: os órfãos, os jovens e os vocacionados pobres. Pautou a sua vida no exercício das obras de caridade. Como educador, despertava em seus alunos o gosto pelo conhecimento, levando-os a acreditar num futuro melhor a partir da educação. Como sacerdote foi um pastor zeloso que cuidava de todos, principalmente os mais necessitados.

Para o Pe. José Gumercindo, “Santo Antônio foi um Santo do seu coração, desde a infância. Sendo o padroeiro de sua paróquia de origem, onde foi batizado, tinha-lhe uma devoção especial. Quando menino pensou até em ser Franciscano, mas Deus o queria entre os Salesianos. Santo Antônio era o seu protetor particular, a quem dedicava um carinho muito especial. Assim Santo Antônio encerra, com muita simpatia, o elenco dos nossos Santos protetores”. (Anuário Joseleito 2018, p. 56-59)

Pe. Enésio Severino da Silva, sjc

Pe. Severino Isaias de Lima, sjc

 

Mais Vistas

Animação Vocacional

O Serviço de Animação Vocacional Joseleito busca acompanhar os jovens no seu caminho existencial rumo à maturidade para que possam descobrir sua vocação específica e realizá-la à luz do mistério divino.

Assine Nossa Newsletter

Endereço

Sociedade Joseleitos de Cristo
Casa Geral “Pe. Gumercindo”
Rua Prof. Luís Anselmo, 99  (Luís Anselmo)
CEP.: 40.260-485 – Salvador – BA

© Copyright Sociedade Joseleitos de Cristo. Feito com por