PEREGRINOS DA ESPERANÇA

PEREGRINOS DA ESPERANÇA

A Família Salesiana, motivada pelos 150 anos do primeiro envio missionário enviado por Dom Bosco à Argentina, em 1875, trabalhará o tema: “Ancorados na esperança, peregrinos com os jovens”.
É importante viver esse espírito motivador de Dom Bosco.
O Jubileu Ordinário de 2025 proclamado pelo Papa Francisco com a Bula: “Spes non Confundit (Rm 5,5) (“A esperança não engana”)sob o tema: “Peregrinos na Esperança” nos ajuda a não perdermos o ânimo. Suas palavras logo na saudação, motiva: “A quantos que lerem esta Carta, que a esperança lhes encha o coração”.
Pe. Gumercindo, vivenciou esse espírito motivador, e aos jovens, dentre tantas pérolas que deixou, vi essa em “Para Boi Dormir”: “O jovem tem o amor necessário ao Amigo idolatrado, que vive num cantinho obscuro do Tabernáculo. Ele tem uma amiga, estrela do seu viver: A Virgem Santíssima, o encanto da corte celeste… Ele tem o amor aos livros, a loucura dos livros, feliz loucura que lhe encherá de prazer os momentos de lazer. Ele tem o amor à sua terra, à agremiação, que tem por filho. Ele tem o amor justo aos amigos de ideal. Assim podes cantar: “Nossa vida mais amores.” O amor é necessidade. Quem não ama perece. Ou se ama como disse, ou se ama como se mata. Se bem me amas, terás alegria, vida e prêmio. Se malbaratas o amor, terás desilusões e morte. Bem amando, ouvirás o dito de Santo Agostinho: ‘AMA E FAZE O QUE QUERES’. Jaboatão, 1935 (Para Boi Dormir, p. 44, 1980)
Motivamos os jovens para que não percam os seus sonhos.

Pe. Enésio Severino da Silva, sjc