OS SANTOS PROTETORES DA SOCIEDADE JOSELEITOS DE CRISTO NO CALENDÁRIO LITÚRGICO DO MÊS DE OUTUBRO

OS SANTOS PROTETORES DA SOCIEDADE JOSELEITOS DE CRISTO NO CALENDÁRIO LITÚRGICO DO MÊS DE OUTUBRO

“Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença” (Ef 1, 4)

A Congregação Sociedade Joseleitos de Cristo tem por Patrono o glorioso São José, esposo castíssimo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus, e tem mais nove santos protetores, entre eles a própria Mãe de Jesus, sob o título de Nossa Senhora das Graças, a quem o nosso Fundador, o servo de Deus padre José Gumercindo, consagrou a sua vida e vocação, compondo belíssimos hinos em sua honra e louvor. Os demais protetores são: o Sagrado Coração de Jesus, de quem emana toda a santidade e graça; São João Bosco, pai e mestre da juventude; Santa Teresinha, a santinha do Carmelo; São Judas Tadeu, primo e Apóstolo de Jesus Cristo; São João Batista de La Salle, grande educador, São Vicente de Paulo, que se dedicou aos pobres; Santo Antônio de Pádua, confessor missionário; e os Santos Anjos da Guarda, que nos amparam no seguimento de Cristo.

Conforme o Calendário estabelecido pela Igreja para as celebrações litúrgicas dos Santos, três dos nossos santos protetores têm suas celebrações no mês de outubro: Santa Teresinha, no primeiro dia do mês, Santos Anjos da Guarda, no dia dois, e São Judas Tadeu, no dia vinte e oito. A Sociedade Joseleitos de Cristo celebra a liturgia de seus Santos Protetores com status de festa, exceto São José (19 de março), Nossa Senhora das Graças (27 de novembro) e o Sagrado Coração de Jesus (data móvel), pois, estes, são celebrados como solenidade. A eles o nosso amado Fundador quis confiar as duras pelejas e os desafios que a nossa amada Congregação teve e terá que enfrentar, com ardor e fervor. Eles constituem o exército celeste querido pelo nosso Fundador, o servo de Deus padre José Gumercindo, para ajudar a Sociedade Joseleitos de Cristo a aumentar as fileiras da Santa Igreja, através da vivência, sempre atualizada, do seu carisma: contemplar a face de Deus, servindo-O nos pobres, órfãos, jovens e vocacionados e formar bons padres para a Igreja de Cristo.

  • Santa Teresinha

A Santinha de Lisieux e do Carmelo e padroeira das missões conquistara a admiração e a devoção do nosso Fundador quando ele morava em Lavrinhas-SP[1], antes mesmo da sua ordenação sacerdotal. Seu amor e devoção à Santa Teresinha renderam-lhe muitas graças ao longo de sua caminhada, a ponto de, em forma de gratidão e de demonstração de confiança na Santa das pequenas coisas, fundar, em prol dos Salesianos, as “Teresinhas de Dom Bosco”, grupo de moças que o ajudaram na difusão da revista “Segue-me”, em favor das vocações pobres e, além disso, escolheu-A como Patrona da sua primeira Congregação, as Teresinhas[2]. Assim, ao fundar a Sociedade Joseleitos de Cristo, o nosso Fundador, homem simples e humilde, a confiou à intercessão e à proteção de Santa Teresinha, a santa da pequena via da humildade. A Santa Teresinha nosso Fundador também compôs hinos em sua honra e louvor, conforme se encontra nos devocionários das três Congregações por ele fundadas.

Uma vez que todos somos chamados a santidade e, esta, se realiza no amor, a devoção a Santa Teresinha deve nos ajudar a compreender que é nas pequenas coisas do cotidiano, nas pequenas escolhas e nos pequenos atos que realizamos que Deus pode ser engrandecido em nossas vidas. Santa Teresinha é modelo e inspiração de uma vida que encontra seu sentido no amor a Deus, que se efetiva no amor ao próximo.

  • Os Santos Anjos da Guarda

A exemplo de São João Bosco, que tinha uma grande devoção aos anjos, especialmente aos Santos Anjos da guarda, o servo de Deus padre José Gumercindo, que sempre teve uma grande e terna devoção ao Anjo da Guarda e colocava-se sob a sua proteção em todas as suas viagens[3], não hesitou em confiar à proteção dos Santos Anjos as três Congregações que fundara. Formado na escola de Dom Bosco, o nosso Fundador, assim como o Santo que é considerado pai e mestre da juventude, acreditava na intercessão e na ação dos anjos sobre a vida de cada ser humano, especialmente sobre aqueles que lhe eram confiados como filhos espirituais e alunos[4]. Sua devoção ao Santo Anjo da Guarda o inspirou a compor, entre tantos hinos, um belíssimo hino dedicado ao Santo Anjo da Guarda, conforme se encontra nos devocionários das três Congregações por ele fundadas.

Firmados na Sagrada Escritura (Cf. Mt 18, 10) e no ensinamento da Igreja (Cf. CIC, 34-36) São João Bosco, o servo de Deus padre José Gumercindo e tantos outros santos deram testemunho de sua fé na presença e na ação dos anjos em prol da nossa vida e salvação. Eles, como mensageiros de Deus e auxílio dos homens, colaboram na obra de salvação de toda a humanidade. Trata-se de uma ajuda misteriosa e poderosa à qual não se deve ser indiferente, uma vez que o ser humano não é apenas um animal racional, mas é, também, um ser espiritual, capaz de transcendência, ou seja, somos seres espirituais, por isso, podemos e devemos contar sempre com eles, uma vez que cada um de nós é ladeado por um anjo que, como protetor e pastor deseja conduzir-nos à verdadeira vida. Eles são os nossos amigos do céu.

  • São Judas Tadeu

Ao Santo das causas difíceis e impossíveis o servo de Deus padre José Gumercindo soube recorrer em diversos momentos de angústias e decepções. Envolvido pelas dificuldades e sofrimentos que lhe advinham das experiências das fundações das três Congregações: Santa Teresinha (1947), Sociedade Joseleitos de Cristo (1950) e Divino Mestre (1960), não lhe faltaram motivos para rogar a São Judas Tadeu que o ajudasse nas agruras de sua vida de Pai Fundador[5]. Nos dois hinos que compôs para São Judas Tadeu, o nosso Fundador expressa o estado interior de quem, em meio às intempéries da vida, recorre ao “Santo Apóstolo da Síria e luminar da Arábia e da Pérsia – que morreu mártir em Edessa”[6]. Assim sendo, a família gumercindiana, isto é, os filhos espirituais do servo de Deus padre José Gumercindo, das três Congregações, encontram nesse santo um arrimo celeste com quem o nosso bom Deus quis que pudéssemos contar.

  • Considerações finais

Para a Sociedade Joseleitos de Cristo, fundada no Nordeste do Brasil, na cidade de Boquim- Se, o mês de outubro é marcado por intenso júbilo pois, além de festejar os seus três santos protetores do mês, celebra em comunhão com todo o povo brasileiro, com o coração cheio de fé e exultante de alegria, a solenidade de sua rainha e padroeira Nossa Senhora Aparecida, no dia 12 de outubro. Que a intercessão, o auxílio e a proteção de Santa Teresinha, dos Santos Anjos da Guarda e de São Judas Tadeu alcancem do Deus Uno e Trino, pelas mãos maternais da Senhora Aparecida e Medianeira de todas as Graças, copiosas bênçãos sobre a Sociedade Joseleitos de Cristo e sobre todos que habitam esta Terra de Santa Cruz.

Irmão Gilmar Anacleto da Cruz, sjc.

 

[1] Cf. SANTOS, J. G. Pedaços d’Alma. p. 35.

[2] Cf. Anuário Joseleito, 2018. p. 58.

[3] Cf. Ibidem.

[4] Cf. BARBOSA, Francisco de Barros. Pe. Gumercindo: Reflexões. p. 12.

[5] Cf. BARBOSA, Francisco de Barros. Op. Cit. p. 11

[6] Ibidem.

Mais Vistas

Animação Vocacional

O Serviço de Animação Vocacional Joseleito busca acompanhar os jovens no seu caminho existencial rumo à maturidade para que possam descobrir sua vocação específica e realizá-la à luz do mistério divino.