ORDENAÇÃO PRESBITERAL DO DIÁCONO JOSÉ JEFERSSON RODRIGUES CAVALCANTE, SJC

ORDENAÇÃO PRESBITERAL DO DIÁCONO JOSÉ JEFERSSON RODRIGUES CAVALCANTE, SJC

Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens (Mt 4,19)

No último dia 11 de janeiro, foi ordenado Presbítero da Santa Igreja Católica o Diácono José Jefersson Rodrigues Calvalcante, sjc, pela imposição das mãos e Oração Consecratória de Sua Excelência Reverendíssima Dom André Vital Félix da Silva, SCJ, Bispo Diocesano de Limoeiro do Norte/CE. A Celebração Eucarística aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Iracema/CE. Estiveram presentes a este ato eclesial o Diretor Geral da Sociedade Joseleitos de Cristo, Pe. Francisco de Barros Barbosa, sjc, Pe. José Alberto Luna Cavalcante, sjc (3º Conselheiro Geral), Pe. Antônio Júnior Corcino dos Santos, sjc (Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Iracema/CE). A Celebração contou também com uma expressiva participação de outros sacerdotes e irmãos Joseleitos, sacerdotes diocesanos, diáconos e leigos provindos de diversas partes do Brasil.

Em sua homilia, Dom André frisou que celebrar uma ordenação presbiteral no dia do Batismo do Senhor é providencial, uma vez que é do batismo que nascem todas as outras vocações e o Sacramento da Ordem também tem a sua origem no Batismo, pois sem este nenhum outro sacramento pode se realizar. O Bispo ainda destacou um trecho da segunda leitura da liturgia do Batismo do Senhor, retirada do Livro dos Atos dos Apóstolos onde afirma que “Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio” (At 10, 38). Neste versículo, segundo o bispo, pode-se encontrar a síntese perfeita e completa da vida e da missão de Jesus, Ele passou pelo mundo fazendo o bem.

Dirigindo-se ao diácono, Dom André o exortou a seguir o exemplo de Jesus que não faz outra coisa senão o bem. Em virtude do ministério presbiteral, o sacerdote pode fazer muitas coisas, se dedicar a muitas pastorais e a tudo aquilo que a própria missão do presbítero numa comunidade exige. Mas se não resplandecer nos atos e palavras a identidade de todo batizado, que é fazer o bem, tudo perde o sentido. O presbítero tem a grande responsabilidade de fazer com que esta grande graça que foi a ele concedida, se torne dom para todos.

Foi um momento de muita alegria e de grande significado para a Sociedade Joseleitos de Cristo que, conforme o Carisma do Padre Fundador, o Servo de Deus, Pe. José Gumercindo Santos, continua a formar padres para a Igreja de Deus. Rezemos pelo neossacerdote para que seu ministério seja fecundo.

Texto: Ir. Rodrigo Ferreira Nascimento, sjc