Novo Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Quiririm

Novo Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Quiririm

Aconteceu no dia 07 de fevereiro, a posse do Pe. Valdir Custódio, sjc como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Quiririm, Taubaté/SP. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Vigário Geral da Diocese de Taubaté, Cônego Elair Fonseca Ferreira, e contou com a presença do Diretor Geral da Sociedade Joseleitos de Cristo, Pe. Francisco de Barros Barbosa, sjc, Pe. Antônio Carlos Ferreira do Prado, sjc (Assistente Geral), Pe. Leandro Calazans de Oliveira, sjc, Pe. Josenias Gonçalves dos Santos, sjc, Pe. Cícero Erculino da Silva, sjc, Pe. Enoque Gomes da Silva, sjc, Pe. Leonardo Feliciano, sjc. Contou também com a participação do Clero da Diocese de Taubaté que veio dar as boas vindas ao Pe. Valdir. Além dos irmãos das comunidades da Filosofia e Teologia da Sociedade Joseleitos de Cristo, leigos de diversas comunidades do Vale do Paraíba, os Leigos Joseleitos e os paroquianos das dez comunidades que fazem a Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Sobre a missão do pároco, o Código de Direito Canônico afirma que “é o pastor próprio da paróquia que lhe foi confiada e exerce a cura pastoral da comunidade que lhe foi entregue, sob a autoridade do Bispo diocesano, do qual foi chamado a partilhar o ministério de Cristo, para que, em favor da mesma comunidade, desempenhe o múnus de ensinar, santificar e governar” (Cân. 519). Em outras palavras, estas tríplice missão do pároco – ensinar, santificar e governar – faz dele a presença do próprio Cristo, Bom Pastor, no meio da comunidade. Isso se expressa especialmente quando caminha junto com suas ovelhas, curando as feridas, conduzindo, orientando, protegendo, convivendo, amando e servindo.

Foi um momento de grande alegria para a Sociedade Joseleitos de Cristo e para a Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Rezemos pelo Pe. Valdir Custódio, sjc, para que seja um pastor que agrade o coração de Deus. Que pastor e ovelhas possam trilhar um caminho sinodal no desejo de fazer o Reino de Deus acontecer.

Ir. Rodrigo Ferreira Nascimento, sjc