Nota de Pesar e Solidariedade

Nota de Pesar e Solidariedade

“O Rei do universo nos ressuscitará para uma vida eterna, a nós que morremos por suas leis (2Mc 7,9b).

A Sociedade Joseleitos de Cristo, por meio do seu Diretor Geral, manifesta o seu pesar e proximidade à Diocese de Taubaté, na pessoa do seu bispo, Dom Wilson Luís Angotti Filho e do Pe. José Raimundo da Costa, Superior Geral da Congregação dos Missionários de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, pelo falecimento do Bispo Emérito de Taubaté – SP, Dom Antônio Afonso de Miranda, SDN, ocorrido nesta segunda, 11 de outubro, em Juiz de Fora – MG, onde se encontrava internado. Dom Antônio estava com 101 anos, sendo o bispo mais velho do Brasil.

Na firme esperança da ressurreição expressamos nossa gratidão por todos esses anos de missão em nossa Igreja e por ter acolhido nossa Congregação quando foi Bispo Diocesano de Lorena, e igualmente, na Diocese de Taubaté. Unidos em oração, rogamos ao Pai que lhe conceda a paz e o descanso eterno, como recompensa por sua vida dedicada a causa do Reino do Céu.

Pe. Júlio Cesar de Mello Almo, sjc

Diretor Geral

BIOGRAFIA

Mineiro de Cipotânea, cidade famosa por ser berço de mais de 60 padres e cinco bispos no período de menos de 100 anos. Nasceu em 14 de abril de 1920. Mudou-se, com a família, para Mercês-MG, em 1929.Em 1º de fevereiro de 1933, entrou para o seminário da congregação dos Sacramentinos de Nossa Senhora, onde foi aluno e dirigido do fundador, padre Júlio Maria De Lombaerde, hoje com seu nome em processo de beatificação na Santa Sé.

Foi ordenado sacerdote em 1º de novembro de 1945. Como padre, dirigiu os seminários do Bom Jesus, em Manhumirim e São Rafael, em Dores do Indaiá, onde também foi pároco por 16 anos em três diferentes períodos.

Em 8 de novembro de 1971, teve a sua nomeação de bispo de Lorena – SP publicada no jornal oficial da Santa Sé, Osservatore Romano. Tomou posse nessa cidade em 23 de janeiro de 1972.

Em 1977 foi transferido para a diocese de Campanha como bispo coadjutor, com direito à sucessão, e administrador apostólico com plenos poderes, em razão da doença de dom Othon Motta, que o impedia de dirigir aquela diocese. Deixou sua marca naquela cidade como um eficiente administrador e pastoralista.

De Campanha foi transferido para a diocese de Taubaté. Em Taubaté também ganhou fama de reconhecido pregador, grande administrador e incentivador das pastorais e movimentos leigos. O papa João Paulo II aceitou a sua renúncia canônica em 22 de maio de 1996, nomeando-o administrador apostólico até a posse do seu sucessor, dom Carmo João Rhoden, em 17 de agosto daquele mesmo ano.

Dom Antônio Affonso de Miranda foi um intelectual renomado, muito respeitado no episcopado brasileiro. Escritor refinado, produziu mais de 40 livros sobre vários assuntos, que incluem Teologia, Mariologia, Catequese, Formação Moral, Pastoral e até um de poemas.

Era jornalista e advogado, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo. Membro da Academia Taubateana de Letras e Cidadão Taubateano, título que lhe foi concedido em 3 de março de 2006.

Mais Vistas

Animação Vocacional

O Serviço de Animação Vocacional Joseleito busca acompanhar os jovens no seu caminho existencial rumo à maturidade para que possam descobrir sua vocação específica e realizá-la à luz do mistério divino.

Assine Nossa Newsletter

Endereço

Sociedade Joseleitos de Cristo
Casa Geral “Pe. Gumercindo”
Rua Prof. Luís Anselmo, 99  (Luís Anselmo)
CEP.: 40.260-485 – Salvador – BA

© Copyright Sociedade Joseleitos de Cristo. Feito com por