Ao Dom Geraldo Magella, Card. Agnelo, nós Joseleitos, podemos atribuir as palavras de Jesus em Mt 25,23: “Muito bem, servo bom e fiel; já que foste fiel no pouco, Deus te confiará muito mais. Vai regozijar-te com teu senhor”, sejas no céu nosso intercessor.
Para nossa Sociedade Joseleitos de Cristo, o Card. Agnelo deixou-nos um legado de amor e dedicação à Igreja pela Liturgia e o cuidado com as pessoas pelo pastoreio. Sua bondade e atenção para com os mais próximos foi sua marca indelével. Quem o conheceu de perto pode testemunhar sua afabilidade e respeito para com todos. Sua mansidão parecia ser constante, mas nos momentos de tomar decisões importantes optava por ouvir primeiro. Sua voz suave e ao mesmo tempo firme só podia expressar a certeza do discernimento através da oração.
No ano 1999 foi nomeado Arcebispo Primaz do Brasil, cargo em que ficou até se tornar emérito. Neste período acolheu e acompanhou a instalação da Sede Generalícia da Sociedade Joseleitos, conforme foto do Decreto em anexo. Sempre demonstrou carinho e respeito para com nossos Diretores Gerais e seus Conselheiros.
O Card. Geraldo Magela Agnelo foi um homem da Liturgia e de oração. Seu cuidado pelas coisas sagradas o fez ocupar diversos cargos importantes na CNBB, além de Presidente da Conferência (2003-2007) e no Vaticano como membro do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes e da Pontifícia Comissão para os Bens Culturais da Igreja.
Como Cardeal, Dom Geraldo participou de dois conclaves, um, em 2005, que elegeu o Papa Bento XVI, e outro, em 2013, no qual foi escolhido o Papa Francisco. Ele foi um dos três presidentes do Conselho Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe realizada em Aparecida (SP), em maio de 2007.
“Por onde ele serviu como padre e bispo, destacam-se sua afabilidade e sua virtude de criar laços de amizade e comunhão entre as pessoas”, afirmam os bispos da CNBB na carta de condolências à Arquidiocese de São Salvador, onde tornou-se emérito e à Arquidiocese de Londrina onde ele escolheu morar.
Dom Geraldo Magella, Card. Agnelo prestou um grande serviço à Igreja e à nossa Congregação, ele foi o Primeiro Bispo Protetor da atual Sede Geral. Nossa gratidão a Deus por este homem santo que viveu entre nós.
Pe. Severino Isaias de Lima, sjc
Decreto de instalação da Sede Generalícia na Arquidiocese de São Salvador