“Onde está um Joseleito aí está a congregação!”
O servo de Deus Pe. José Gumercindo, sua vida e sua obra
A Paróquia Santa Luzia do Bom Futuro, localizada no bairro Parque Verde em Belém – PA promoveu nesta segunda, 22, uma noite de reflexão sobre o Servo de Deus Pe. José Gumercindo, fundador das Congregações Santa Teresinha, Joseleitos de Cristo e Divino Mestre. Foi um precioso momento de formação e informações sobre os padres da Sociedade Joseleitos de Cristo e seu fundador.
O convidado para palestrar foi Pe. Severino Isaias de Lima – sjc, que contou a história do Servo de Deus desde o seu nascimento em 15 de agosto de 1907, seu chamado à vida religiosa e sacerdotal no ano de 1918, com apenas 11 anos de idade, o sacerdócio em 08 de setembro de 1934, contando com 27 anos e suas fundações: a primeira, Congregação de Santa Teresinha em 12 de março de 1947, ele ainda estava por completar seus 40 anos de idade.
Ressaltando suas virtudes de santidade e perseverança diante dos desafios e sofrimentos, o Pe. José Gumercindo foi um sacerdote educador que acreditando na emancipação das pessoas por meio da instrução, não mediu esforços para promover a vida humana e reconhecê-la em sua dignidade de filhos e filhas de Deus. Foi um homem de Oração, um santo que viveu entre nós fazendo o bem. Quem o conheceu sabe que suas principais características foram a devoção Mariana, o amor e zelo pela Eucaristia e a confiança incondicional à Providência Divina. Tinha um especial amor aos jovens e vocacionados, aos órfãos e aos pobres. Seu legado espiritual é continuado nos trabalhos de seus filhos e filhas, padres, religiosos e religiosas, leigos e leigas que abraçam o Carisma Gumercindiano e põem-se a servir os mais necessitados.
“Onde está um Joseleito aí está a congregação!”
A presença dos padres Joseleitos de Cristo, nesta localidade de Belém, deu-se início com a criação da Paróquia de Santa Luzia do Bom Futuro, confiada ao Pe. Valdir Gomes da Silva – sjc, seu primeiro pároco. No dia 04 de maio de 2022, toma posse desta paróquia o Pe. Francisco Valter Lopes – sjc numa celebração eucarística presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa com a presença de alguns padres joseleitos, diáconos permanentes e do Povo de Deus.
Assim sendo, com uma presença discreta e firme do novo pároco, os trabalhos vão se consolidando e novos grupos vão se formando como este que nos traz grande esperança para a família joseleita. Quiçá todos se tornem Leigos Joseleitos consagrados para o serviço do Reino de Deus.
Salve São José!