Meditação sobre a espiritualidade do vocacionado

Meditação sobre a espiritualidade do vocacionado

Neste ano a Igreja do Brasil celebra o seu terceiro ano vocacional, um momento de júbilo e reflexão sobre o chamado de Cristo a todas as pessoas, por isso, neste artigo reflito um pouco sobre o que o vocacionado sente em seu coração quando percebe os sinais do chamado de Deus. Todo vocacionado é uma atualização dos primeiros que foram chamados, acredito eu que todo vocacionado possui um amor fervoroso por Jesus como o tinha São João Batista – possui, assim como o precursor um grande anseio missionário para preparar o caminho e gritar aos quatro cantos da terra que o Reino dos Céus está próximo, Jesus há de vir, vejo, então, o vocacionado como alguém que é inflamado de amor por Cristo.
Todo vocacionado é chamado para uma missão, e todos são chamados a seguir o plano de Deus nesta terra, contando sempre com o auxílio da graça santificante e as consolações do Espírito Santo. Discorro aqui, no caso dos homens candidatos a vida religiosa consagrada, são chamados de duas formas: ou como simples pescadores como Pedro, André, João e Tiago, pessoas que tem uma vida simples, comum, ou são como Mateus que tinha uma vida pública, tinha status social, tinha seus costumes. Jesus chama tanto a pessoa comum, tanto uma figura pública, sem se importar com o que foi ou o que é, Jesus olha somente o que vai ser, aquilo que a ação da graça santificante vai transformar a pessoa. Independentemente do tipo que seja chamado, a pessoa quando lê os sinais e sente as batidas do seu coração dizendo as mesmas palavras que Jesus disse aos seus discípulos: Segue-me!
A pessoa abandona tudo – lar, família, trabalho, bens materiais, projetos, sonhos, para seguir os sonhos e projetos dessa missão, se confiando na graça, e tendo a certeza de que seguir o chamado de Deus promete a realização nessa vida e a felicidade completa na eternidade.
O vocacionado que entende o seu chamado, entende que é chamado a seguir o Senhor “até os confins da terra (At 1, 8)”. Compreende, como dito no tema deste ano vocacional, que a vocação significa “Graça e Missão”, e o lema “Corações ardentes, pés a caminho.” Em suma, essa é a espiritualidade do vocacionado.

Pedro Vinícius Correia da Silva (vocacionado)

Mais Vistas

Animação Vocacional

O Serviço de Animação Vocacional Joseleito busca acompanhar os jovens no seu caminho existencial rumo à maturidade para que possam descobrir sua vocação específica e realizá-la à luz do mistério divino.