Na noite do dia 27 de maio na Paróquia Santa Maria di Nazareth em Roma, o Ir. José Jeferson recebeu o Ministério de Leitor pelas mãos do Bispo da Diocese Suburbicária de Porto e Santa Rufina, Monsenhor Gianrico Ruzza. Concelebraram: o nosso Diretor Geral, o Pe. Francisco de Barros Barbosa, que está em visita canônica naquela comunidade; também os padres Reinaldo e Veloso bem com outros sacerdotes. O povo de Deus também se fez presente neste momento tão importante da caminhada do irmão.
De acordo com o Ritual próprio, “Como Leitor que proclama a Palavra de Deus, Ir. Jeferson vai prestar uma grande ajuda nesta missão. Para isso recebeu um ofício particular, e foi designado para servir a fé, que tem a sua raiz na Palavra de Deus. Hás de ler a Palavra de Deus na assembleia litúrgica, educarás na fé as crianças e os adultos, prepará-los-ás para receberem dignamente os Sacramentos, e anunciarás a Boa Nova da salvação aos homens que ainda a não conhecem. Deste modo, e com a tua ajuda, os homens poderão chegar ao conhecimento de Deus Pai e de seu Filho Jesus Cristo, por Ele enviado, e conseguir a vida eterna. Quando anunciares aos outros a Palavra de Deus, receberá ele, também, em docilidade ao Espírito Santo, meditando atentamente, para adquirires cada vez mais o suave e vivo amor da Sagrada Escritura, e com a tua vida, revelará o Salvador, Nosso Senhor Jesus Cristo”.
Assim, o ministério de leitor, historicamente o primeiro a ser instituído, tem como serviço específico a leitura da Palavra de Deus dentro da celebração litúrgica, excetuando-se a proclamação do Evangelho. O leitor instituído tem também a missão de preparar, com o maior zelo possível, os irmãos para a proclamação da Sagrada Escritura na Liturgia e a instrução dos adultos e das crianças para a recepção frutuosa dos sacramentos.