Em uma celebração de envio, na Solenidade de São João Batista, na Capela da Casa Geral, Pe. Gumercindo, em missa presidida pelo Diretor Geral da Congregação, o Revmo Pe. Francisco de Barros Barbosa, SJC.
Pe. Barbosa, para falar de São João Batista, destacou figura importantes a exemplo de Jeremias como “aquele que anuncia de trilhar o caminho, ainda que perigoso, antes que os outros”, e Isaias que prefigura a missão de João Batista e a de Jesus. Com os Atos dos Apóstolos e o Evangelho segundo São Lucas, coroa a missão de João como “Profeta do Altíssimo: irás diante do Senhor, preparando-lhes os caminhos” (Lc 1,76) o Precursor que se sobressai com um batismo de penitência, mas um profeta do AT, único a ver e testemunhar pessoalmente o Messias. missão de Jesus como luz das nações. (Lc 2,28-35).
Após a homilia e a Profissão de fé, seguiu-se o rito de envio, quando os três a ir em missão a Portugal: Pe. Severino Isaías de Lima, SJC, Pe. José Jefferson Rodrigues Cavalcante, SJC, e o Ir. José Maciel Leite, SJC se aproximaram do altar.
Foi um momento em que o Diretor Geral recebeu-os com alegria, exortando-os para a missão na Diocese de Beja, que tem Dom Fernando Maio de Paiva, seu bispo.
Os irmãos são chamados a guardar os princípios aprendidos do fundador, em harmonia e unidade com o bispo. O novo lugar, sempre nos desafia, mesmo com o conhecimento da língua portuguesa, haverão de lidar com novas culturas e costumes.
No final do rito, os três receberam, cada um, uma cruz como sinal maior dos discípulos de Jesus.
Após a Missa, quis ouvir suas expectativas, Pe. Isaías assim se expressou: “Estou confiante na bondade de Deus que nunca falha. Para mim é um momento novo e cheio de expectativas no sentido eclesial. Nossa Congregação chegando em terras portuguesas nos ajuda a expandir o Carisma do Pe. José Gumercindo. Deus nos conceda saúde e inspiração para sermos cada vez mais fiéis à missão”. As considerações do Pe. Jefferson, com experiência de missão na Itália, foi se colocar em obediência para a missão. Por último, as expectativas do Ir. Maciel: “A minha expectativa da missão em Portugal é de uma experiência nova que possa me possibilitar trabalhar com o povo de Deus. Quero procurar ser um instrumento de ajuda para o povo, servindo mediante as necessidades que surgirem. Na missa de envio, fiquei emocionado por motivo de estar na capela com todo Conselho Geral e me fez passar um filme na cabeça sobre todo o percurso de minha caminhada vocacional. Acredito que Deus tem um bom propósito para mim. Ao receber a Cruz como símbolo da missão, imaginei a cruz que carregarei nessa nova etapa de minha vida”.
Como frisado pelo Ir. Maciel. Além do Diretor Geral, presidente, esteve presente os demais conselheiros concelebrando a Eucaristia, o Pe. Antônio Carlos Ferreira do Prado, Pe. Leandro Justino da Silva, Pe. José Alberto Luna Cavalcante, Pe. Enésio Severino da Silva e o Pe. Isaias. Vale destacar, os demais concelebrantes: Pe. Gilmar Anacleto Cruz, Pe. Benedito Claret e Pe. Edson Ferreira, bem como a presença do Ir. Bruno Duarte, que comporá a Comunidade em Belém do Pará.
Na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus com as palavras do fundador: “Joseleitos de Cristo, tua vida. Sejam firmes e enfrente o ideal. E jamais defaleça tua lida, frente as fúrias ferozes do mal”.
Pe. Enésio Severino da Silva, SJC.