Início do IV Capítulo Geral Extraordinário

Início do IV Capítulo Geral Extraordinário

Iniciamos hoje, 12 de julho de 2023 em Aracaju-SE, o IV Capítulo Geral Extraordinário da Sociedade Joseleitos de Cristo que tem como tema: “Renovar o chamado e progredir na espiritualidade joseleita” e lema: “Guardai o bem que o Senhor vos confiou” (1Tm 6,20).

As nossas Constituições afirmam que “O Capítulo Geral, verdadeiro sinal de unidade na caridade, tem nesta Sociedade a autoridade soberana”; é o sinal principal da unidade na diversidade da Congregação; é o encontro fraterno no qual os joseleitos fazem uma reflexão comunitária, para se manterem fiéis ao Evangelho e ao carisma do Fundador, e sensíveis às necessidades dos tempos e lugares. Mediante o Capítulo Geral, todo o Instituto, deixando-se guiar pelo Espírito do Senhor, procura conhecer, em determinado momento da história, a vontade de Deus para melhor servir à Igreja.

O tema deste IV Capítulo Geral Extraordinário trás dois verbos, a saber, Renovar e Progredir, pois este é um tempo de releitura do nosso carisma, é um retorno as fontes para uma atualização das nossas Constituições, Devocionário e um estudo do tema: Família Salesiana.

O lema também apresenta dois verbos, Guardai (convite/chamado) e confiou (no passado/ dom e carisma concedido). “Guardar” recorda a missão de São José, o guardião do Lar de Nazaré e “Confiar” a confiança de São José, homem justo, fiel. No lema ainda destacamos a palavra “bem” que é o que recebemos de Deus e é o próprio Deus o Sumo Bem.

Assim, concluímos com as palavras do nosso Fundador em sua circular de Convocação do Primeiro Capítulo Geral: “Espero em Deus nosso Pai e na proteção de Nossa Senhora e São José, como ainda na assistência dos nossos outros protetores, que também esse novo Capítulo Geral seja para nós outra Belém, nascedoura de maior amor à Sociedade e de impulsos novos para a arrancada de maior progresso e maior cumprimento dos nossos sagrados deveres…” (SANTOS, J.G., Quarenta anos no deserto, 1991, 317).

Após a abertura com oração inicial, composição da messa, palavras do Diretor Geral e apresentação da agenda de trabalhos foi realizada uma videoconferência com a Comunidade Missionária São José presente em Roma. Os membros da comunidade falaram sobre a ação missionária no exterior e o Pe. José Maria Veloso fez uma breve apresentação do logotipo, tema e lema do Capítulo.