IGREJA: UMA SINFONIA VOCACIONAL

IGREJA: UMA SINFONIA VOCACIONAL

“Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; segui-lo é uma graça, e transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor nos confiou ao nos chamar e nos escolher”. (Documento de Aparecida, nº 18)

Caros irmãos e irmãs, em comunhão com a Igreja no Brasil, estamos iniciando mais um mês vocacional, tempo oportuno para refletirmos e nos conscientizarmos de nossas responsabilidades, tanto no cuidado para com a nossa própria vocação, como na capacidade de “promover e formar discípulos e missionários que respondam a vocação recebida” (DAp, nº 14).

É indispensável compreender que a nossa vocação é um presente divino, foi Ele quem nos chamou, nos deu uma missão e nos capacita. Entretanto, este precioso tesouro que o Senhor nos concede em sua bondade e misericórdia, se depara com a nossa fragilidade, como afirma São Paulo: “temos esse tesouro em vasos de barro” (2 Cor 4, 7). Portanto, é nossa missão cuidar para que sua beleza e seu poder jamais se apaguem em nós. Por isso, precisamos despertar e jamais perder o encanto do primeiro chamado.

O Documento de Aparecida nos apresenta o grande desafio de redescobrir sempre o entusiasmo, a beleza e a alegria da nossa vocação, para, a partir disso, “mostrar a capacidade da Igreja para promover e formar discípulos e missionários que respondam à vocação recebida e comuniquem por toda parte, transbordando de gratidão e alegria, o dom do encontro com Jesus Cristo. Não temos outro tesouro a não ser este. Não temos outra felicidade nem outra prioridade senão a de sermos instrumentos do Espírito de Deus na Igreja, para que Jesus Cristo seja encontrado, seguido, amado, adorado, anunciado e comunicado a todos, não obstante todas as dificuldades e resistências” (DAp, nº 14). Eis a nossa árdua e feliz missão: acordar, sair do sono, da dormência, abrir-se ao novo de Deus com alegria.

Para o mês de agosto de 2024, a Igreja no Brasil nos propõe o tema “Igreja: uma sinfonia vocacional” e o lema “Pedi, pois, ao Senhor da messe”. Neste sentido, somos convidados a refletir que cada um de nós compomos a grande sinfonia de Deus na sua Igreja, cada um com sua nota, seu tom, seu instrumento. Cada um desempenhando o seu trabalho, abraçando a sua vocação, dando o melhor de si, tendo em vista a construção do reino de Deus e a “edificação do Corpo de Cristo” (Ef 4, 12).

Aproveito a oportunidade para comunicar nossa programação para este mês vocacional, e outras informações importantes:
Dia 31/07/2024: Formação com a Equipe Vocacional conduzida pelo Pe. Gilberto Júnior, do Clero da Diocese de Crato, Reitor do Seminário Propedêutico e Animador Vocacional.
Dia 15/08/2024: Hora Santa Vocacional em nossas Paróquias, Lares e Seminários.
Dia 24/08/2024: Conversa com todos os nossos vocacionados sobre o mês vocacional 2024. Este compromisso será realizado pelo Google Meet, a partir das 15:00.
Dia 30/08/2024: Formação sobre o nosso Diretório Vocacional, destinada aos membros da Equipe Vocacional. Teremos como assessor, o Pe. Leandro Justino, sjc.

A partir do mês de agosto enviaremos, por Correios, para todos os nossos vocacionados, uma correspondência como uma forma de proximidade da Congregação e no desejo de bem formá-los no processo de discernimento e conhecimento da nossa história, carisma e missão.

Estamos preparando, fundamentados no nosso Diretório Vocacional, um Projeto Vocacional, no qual nós queremos estabelecer alguns eixos centrais no processo de acompanhamento dos nossos vocacionados, que deve durar, no mínimo, um ano. Este projeto se baseia num tripé: Consciência, Identificação e Encanto. Neste sentido, queremos despertar nos jovens estes três aspectos, visando a tomada de consciência dos riscos e riquezas da opção de vida que desejam abraçar; observar se apresentam sinais que nos permitem identificar nos jovens a vocação à vida religiosa, especialmente no carisma Joseleito; procurar trilhar um caminho afim de que o vocacionado possa enamorar-se sempre mais e jamais perder o encanto que o fez buscar beber desta fonte.

No mais, confiamos e pedimos ao Senhor da Messe que nos faça avançar para águas mais profundas.

Em São José, o guardador dos tesouros de Deus,

Iara, Barro/CE, 01 de agosto de 2024
__________________________________
Pe. Brunael Barbosa Almeida, sjc
Animador Vocacional