Abertura da fase Diocesana sobre a vida, as virtudes e a fama de santidade do Pe. Gumercindo.

Abertura da fase Diocesana sobre a vida, as virtudes e a fama de santidade do Pe. Gumercindo.

O dia 27 de novembro de 2021, dia de Nossa Senhora das Graças, foi marcado pela celebração de abertura do Inquérito Diocesano sobre a vida, as virtudes e a fama de santidade do servo de Deus, o Padre José Gumercindo Santos.

O Ato público da 1ª Sessão do Tribunal aconteceu na praça da Matriz de Senhora Santana em Tucano, BA. Foi presidido por Sua Excelência Revma. Dom Hélio Pereira dos Santos, Bispo Diocesano de Serrinha e contou com a participação do Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Zanoni Demettino Castro, Arcebispo de Feira de Santana-BA, do Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Tarcísio Nascente dos Santos, Bispo Diocesano de Duque de Caxias – RJ, dos Diretores Gerais das Congregações fundadas pelo servo de Deus, Pe. Gumercindo, a Saber: Ir. Salete (Congregação Santa Teresinha), Pe. Júlio Cesar (Sociedade Joseleitos de Cristo) e Ir Santina (Congregação Divino Mestre). Reuniu uma grande variedade de fiéis, provenientes de muitos lugares: sacerdotes, religiosos e religiosas, leigos, homens e mulheres, jovens e anciãos.

A sessão foi iniciada com a composição da mesa, a oração ao Espírito Santo e em seguida, a Vice-Chanceler da Diocese de Serrinha, Ir. Mércia, fez as seguintes leituras: uma breve biografia do Servo de Deus, Padre José Gumercindo; a tradução do Nihil Obstat recebido da Congregação para a Causa dos Santos e da Ata Jurídica da Sessão.

Cada membro do Tribunal fez seu juramento ficando, o mesmo, assim constituído: Dom Hélio Pereira dos Santos, Bispo Diocesano e Presidente; Pe. Evandro de Santana Andrade, Delegado Episcopal; Pe. George Roberto dos Santos, Promotor de Justiça; Sr. Joílson Santana Carvalho, Notário Atuário e Dr. Paolo Vilotta, Postulador.

Ao final o Bispo Diocesano de Serrinha e Presidente deste Tribunal lembrou o chamado a santidade que Deus faz à todos e destacou a importância desta causa para a Igreja, para a Diocese e para as Congregações Fundadas pelo servo de Deus.

Vale ressaltar que a pessoa do Pe. Gumercindo foi, fundamentalmente, simples, generosa e amável. Ele foi um homem de Deus que por meio da Sociedade São Francisco de Sales (Salesianos de Dom Bosco) aprendeu a amar de modo profundo a Igreja e o ser humano. Ademais, foi um modelo de comportamento tanto para os sacerdotes como para os jovens do seu tempo e para a nossa contemporaneidade.

Ele quis sempre formar sacerdotes para a Igreja; e, à juventude, dedicou uma boa parte do seu ministério e magistério pedagógico. As maravilhas de uma alma salesiana – voltada para o Cristo Jesus e o próximo – se explicam pela busca constante de santidade e abnegação à inteira vontade divina. Logo, visou a própria glória de Deus através da vida interior, espiritual, encontrando, portanto, um pequeno paraíso rumo à imensidão última da sua busca, a eternidade.

Numa palavra, procurou viver a sua salesianidade como sacerdote, educador, pastor, escritor e fundador.

Manifestamos nosso agradecimento aos irmãos Salesianos pelo exemplo de sacerdote e religioso que geraram para a Igreja.

Nossa gratidão a DOM OTTORINO ASSOLARI, Bispo emérito de Serrinha, que acolheu o pedido das três congregações da Família Gumercindiana e não mediu esforços para nos orientar e colaborar nos passos que antecederam esse momento.

Nosso obrigado a DOM HÉLIO PEREIRA DOS SANTOS, bispo diocesano de Serrinha responsável por introduzir a causa do nosso Fundador e presidir a sua Fase Diocesana.

Agradecemos aos membros da COMISSÃO DE INSTRUTORES pelo importantíssimo serviço que prestarão a Igreja.

Agradecemos ao Postulador, o DOUTOR PAOLO VILOTTA que representa a Causa do Servo de Deus Pe. José Gumercindo, perante a autoridade eclesiástica. O Postulador é aquele que colabora com a autoridade eclesiástica na procura da verdade.

Confira as fotos a seguir: (fotos: Maria Lúcia)

Mais Vistas

Animação Vocacional

O Serviço de Animação Vocacional Joseleito busca acompanhar os jovens no seu caminho existencial rumo à maturidade para que possam descobrir sua vocação específica e realizá-la à luz do mistério divino.

Assine Nossa Newsletter

Endereço

Sociedade Joseleitos de Cristo
Casa Geral “Pe. Gumercindo”
Rua Prof. Luís Anselmo, 99  (Luís Anselmo)
CEP.: 40.260-485 – Salvador – BA

© Copyright Sociedade Joseleitos de Cristo. Feito com por