Os Superiores Gerais das três Congregações da família Gumercindiana se reuniram, nesta quarta-feira (11), com o Postulador Paolo Vilotta, para discutir o processo de Beatificação do Servo de Deus que está em andamento.
Padre Gumercindo nasceu em 15 de agosto de 1907, em Itabaiana – SE. Era filho de José Januário dos Santos e Maria Rita de Jesus.
Em agosto 1934, Ano Santo Extraordinário de Dom Bosco, foi ordenado diácono (igreja do Seminário de Olinda-PE), por Dom Miguel Valverde. E, no mesmo ano aos 08 de setembro, recebeu a ordenação sacerdotal – solenidade da natividade da Virgem Maria -, no Santuário supracitado, mediante a imposição das mãos de Dom Manoel Paiva, Bispo de Garanhuns-PE, na Congregação dos Salesianos.
Fundou aos 12 de março de 1947, em Boquim-SE, a Sociedade Santa Teresinha (Irmãs Teresinhas). Três anos depois, aos 19 de março de 1950, fundou também em Boquim a Sociedade Joseleitos de Cristo (Padres Joseleitos). E, em 1960, aos 08 de setembro em Tucano-BA, fundou o terceiro Instituto Religioso, a Congregação Divino Mestre (Irmãs Divino Mestre).
O PROCESSO:
O Processo do Pe. José Gumercindo teve o seu início em 2015, quando os Diretores Gerais das Congregações Santa Teresinha, Sociedade Joseleitos de Cristo e Divino Mestre, decidiram encaminhar ao então Bispo Diocesano de Serrinha – BA, D. Ottorino Assolari, CSF, o pedido de abertura do processo, que foi acolhido por ele. Dom Ottorino encaminhou a Roma, no dia 25 de abril de 2015, a solicitação de autorização para a introdução da Causa.
No dia 17 de março de 2016, a Congregação para as Causas dos Santos emitiu o “nihil obstat” (nada obsta) em relação à Causa de Beatificação e Canonização do Padre José Gumercindo, notícia recebida com alegria pela Família Gumercindiana. Desde então, temos nos mobilizado na organização de documentos, escritos e testemunhos de pessoas que conviveram e/ou conheceram o Servo de Deus Pe. José Gumercindo.
No dia 19 de março de 2019, por indicação dos Superiores Gerais da Família Gumercindiana, o Dr. Paolo Vilotta foi nomeado Postulador da Causa de Pe. José Gumercindo Santos.
No dia 1 de agosto de 2019, foi aprovada a Oração pela Beatificação do Servo de Deus, Pe. José Gumercindo.
A abertura oficial do processo está prevista para novembro de 2021 em Tucano – BA, com a instalação do Tribunal Eclesiástico que vai colher os depoimentos das testemunhas que conheceram pessoalmente Pe. José Gumercindo e dos que afirmam terem alcançado, por sua intercessão, bênçãos, graças e curas.