Celebração de Ação de Graças pela abertura da Fase Diocesana

Celebração de Ação de Graças pela abertura da Fase Diocesana

A Missa em Ação de Graças pela Inquérito Diocesano sobre a vida, as virtudes e a fama de santidade do Servo de Deus, Pe. José Gumercindo Santos, aconteceu no dia 28 de novembro de 2021 na praça da Matriz de Senhora Santana em Tucano-BA. A celebração foi presidida pelo Arcebispo de Feira de Santana-BA, Dom Zanoni Demettino Castro, concelebrada pelo Bispo de Duque de Caxias-RJ, Dom Tarcísio Nascente dos Santos; pelo Delegado do Bispo de Serrinha para a Causa, o Pe. Evandro; Pelo Diretor Geral da Sociedade Joseleitos de Cristo, o Pe. Júlio Cesar; por inúmeros sacerdotes  da sociedade Joseleitos de Cristo e diocesanos. Contou com a participação das religiosas das Congregações Santa Teresinha e Divino Mestre e um grande número de fiéis vindo de diversas regiões do Brasil e, especialmente, a presença maciça do povo de Tucanense.

Em sua Homília, Dom Zanoni destacou que “a vida do Padre Gumercindo marca, não somente está região, mas toda a Igreja na Bahia e podemos dizer: toda a Igreja no mundo. E essa experiência nossa aqui nós queremos que seja para o mundo todo. A experiência, a vida, o testemunho, a entrega, a doação do Pe. Gumercindo, seja reconhecido por toda a Igreja.”

Ao final da celebração a Diretora Geral da Congregação Divino Mestre, Irmã Santina, destacou que “todos nós (cristãos) somos ciente do tocante à vocação a Santidade, do mandato de Jesus Cristo para sermos santos, assim como o Pai celeste é Santo. Este é um caminho para todos (…) Hoje somos convidados a olhar para o Servo de Deus, o Pe. José Gumercindo, e buscarmos compreender a sua história de vida a partir do seu sim a Deus, à vocação. Tive a alegria de conhecê-lo quando eu ingressava na Congregação Divino Mestre. Foi um tempo curto de 1985 a 1991, mas de grande importância para a  minha caminhada de Vida Religiosa Consagrada.(…) Destaco aqui, além da fé e da esperança que o movia, a sua sensibilidade para adentrar as necessidades daquele ou daquela que precisava de ajuda e, nestas horas, ele sempre encontrava um jeito de aproximar-se desses e os socorrer. (…) aqui (em Tucano), o Pe. Gumercindo, foi pobre com os pobres e para os pobres. E em toda a sua vida demonstrou um profundo abandono na providência de Deus e na intercessão de Nossa Senhora das Graças.”

O Diretor Geral da Sociedade Joseleitos de Cristo, o Pe. Júlio Cesar, também se utilizou da palavra para manifestar suas saudações e agradecimentos a todos podendo destacar:

“(…)Um agradecimento aos IRMÃOS SALESIANOS pelo exemplo de sacerdote e religioso que geraram para a Igreja (o Pe. Gumercindo); Nossa gratidão a DOM OTTORINO ASSOLARI, Bispo emérito de Serrinha, que acolheu o pedido das três congregações da Família Gumercindiana e não mediu esforços para nos orientar e colaborar nos passos que antecederam esse momento; Nosso obrigado a DOM HÉLIO PEREIRA DOS SANTOS, bispo diocesano de Serrinha responsável por introduzir a causa do nosso Fundador e presidir a sua Fase Diocesana; À Sua Excelência Reverendíssima, DOM ZANONI DEMETTINO CASTRO, Arcebispo de Feira de Santana, nossa gratidão por ter concordado com a transferência de Competência para a Diocese de Serrinha e por presidir essa Eucaristia; Ao Exmo. e Revmo. DOM TARCÍSIO NASCENTES DOS SANTOS, Bispo Diocesano de Duque de Caxias, nossa gratidão pelo zelo de pastor, presença e amizade. (…) Agradecemos aos membros da COMISSÃO DE INSTRUTORES pelo importantíssimo serviço que prestarão a Igreja; Agradecemos ao Postulador, o DOUTOR PAOLO VILOTTA que representa a Causa do Servo de Deus Pe. José Gumercindo, perante a autoridade eclesiástica. O Postulador é aquele que colabora com a autoridade eclesiástica na procura da verdade; Gratidão a TV CANÇÃO NOVA que fez uma ampla cobertura do início do Inquérito Diocesano acerca da vida, virtudes e fama de santidade do Servo de Deus Pe. Gumercindo e que, desde ontem, através de uma simpática equipe, está cobrindo esses dois momentos importantes não só para nossas congregações, mas para a vida da Igreja do Nordeste, a Igreja do Brasil, enfim, para a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo; Ao Exmo. Prefeito Municipal de Tucano, Senhor Ricardo Maia Filho, secretários municipais, vereadores e demais autoridades que colaboraram para que esses dois momentos (o de ontem e o de agora,) acontecessem; Aos padres, religiosos e religiosas, nossa comunhão e agradecimento; Aos irmãos que vieram de outras partes do Brasil, aos irmãos de longe e de perto, nosso obrigado pela comunhão; Obrigado ao povo de Tucano pela amizade de sempre e pelos esforços e serviços na celebração de abertura do Inquérito Diocesano e na Missa de Ação de Graças. Queremos destacar o trabalho bonito e exigente do nosso querido Pe. Edson Ribeiro, que dedicou-se incansavelmente para a realização do momento jurídico de ontem e para a missa de hoje.

A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos. A vós, Eterno Pai, adora toda a terra. A vós cantam os anjos, os céus e seus poderes: Sois Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus do universo!” 

Este foi um dia de grande alegria para a Família Gumercindiana, pois testemunhamos este fato memorável da abertura do Inquérito Diocesano sobre a vida, as virtudes e a fama de santidade do nosso fundador.

Veja as fotos da celebração a seguir (fotos: Maria Lúcia)

 

 

 

Mais Vistas

Animação Vocacional

O Serviço de Animação Vocacional Joseleito busca acompanhar os jovens no seu caminho existencial rumo à maturidade para que possam descobrir sua vocação específica e realizá-la à luz do mistério divino.

Assine Nossa Newsletter

Endereço

Sociedade Joseleitos de Cristo
Casa Geral “Pe. Gumercindo”
Rua Prof. Luís Anselmo, 99  (Luís Anselmo)
CEP.: 40.260-485 – Salvador – BA

© Copyright Sociedade Joseleitos de Cristo. Feito com por