A Congregação Sociedade Joseleitos de Cristo deu um importante passo missionário ao iniciar sua presença na Alemanha. O projeto começou a ser desenhado em meados de 2023, quando a Congregação iniciou um diálogo com algumas dioceses alemãs em vista de uma possível fundação.
O primeiro contato aconteceu por meio do Padre Celso, natural de Tucano (BA), que apresentou à Congregação os trabalhos realizados junto às comunidades de língua portuguesa na Diocese de Limburgo.
No início de 2024, o Pe. Leandro Justino visitou a Diocese e conheceu de perto essa realidade pastoral. Diante da necessidade de sacerdotes para o atendimento das comunidades lusófonas na Diocese de Mainz (Mogúncia) — vizinha a Limburgo —, a Congregação se colocou à disposição e foi acolhida pela Diocese.
Seguiram-se quase dois anos de diálogo, preparação, estudo da língua alemã e definição dos missionários que dariam início à nova fundação. Os padres Leandro Justino e Jean Ntibonera Muzusangabo foram escolhidos e responderam com generosidade ao chamado.
No dia 21 de outubro de 2025, os dois missionários partiram para a cidade de Mainz (Mogúncia), onde foram acolhidos pela Diocese para o início do trabalho pastoral junto às comunidades de língua portuguesa de Mainz e Offenbach.
A apresentação oficial à comunidade de Mainz ocorreu no dia 25 de outubro, presidida pelo Vigário-Geral da Diocese, Pe. Dr. Sebastian Lang. Já no dia 2 de novembro, os padres foram apresentados à comunidade de Offenbach.
A nova missão tem como objetivo acompanhar as comunidades de língua portuguesa por meio da celebração da Santa Missa, dos demais sacramentos, da catequese e da assistência pastoral em geral. Além disso, busca promover o diálogo e a integração dessas comunidades com as paróquias locais, favorecendo a comunhão e a unidade no mesmo plano pastoral.
Os missionários estão, neste primeiro momento, hospedados no convento dos Carmelitas e vivem o período de adaptação e conhecimento das comunidades.
A Congregação expressa sua alegria e eleva suas orações por esta nova fundação, desejando que o carisma gumercindiano, agora presente em solo alemão, possa germinar, crescer e produzir abundantes frutos para o Reino de Deus.
Pe. Leandro Justino, sjc









