No último dia 06 de setembro de 2025, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, em Colos (Arciprestado de Odemira), Diocese de Beja, foi o cenário de uma bela e significativa celebração: a missa de Posse Canônica dos Padres José Jefersson Rodrigues Cavalcante, sjc (Pároco in solidum) e Severino Isaías de Lima, sjc (Pároco in solidum, Moderador).
A celebração eucarística foi presidida por S. Excia. Revma. Dom Fernando Maio de Paiva, Bispo Diocesano de Beja, e contou com a presença de autoridades civis, representantes da Junta de Freguesia de Colos, além de fiéis vindos das diversas paróquias que agora passam a ser confiadas ao cuidado pastoral da Sociedade Joseleitos de Cristo. As Paróquias são as seguintes: Colos, Relíquias, Vale de Santiago, São Martinho das Amoreiras, Santa Luzia, Santa Clara-a-Velha e Saboia.
Durante a celebração, ocorreu o rito de Posse Canônica, com as respectivas profissões de fé e renovação das promessas sacerdotais, marcando o início oficial da missão dos Padres Joseleitos nestas paróquias.
Com a cerimônia se deu também o início da nossa Comunidade Misionária Santa Teresinha, formada pelo Pe. Severino Isaías de Lima, sjc, pelo Pe. José Jefersson Rodrigues Cavalcante, sjc, e Ir. José Maciel Leite de Moura, sjc, que, com breves palavras no final da missa, agradeceram a Deus, à Congregação, ao Bispo Diocesano e ao povo pela acolhida e confiança depositada.
O momento foi enriquecido ainda pela participação do Ir. José Maciel Leite de Moura, sjc, que emocionou os presentes ao entoar com fervor a Salve Rainha, arrancando aplausos e tocando os corações com sua simplicidade e piedade.
Após a celebração, todos foram convidados a uma recepção oferecida pela Junta de Freguesia de Colos e demais paróquias, num gesto de hospitalidade e partilha que expressa o espírito de comunhão já vivido desde o primeiro momento desta nova etapa missionária.
Confiantes na providência de Deus, e animados pelo carisma do Servo de Deus, Pe. José Gumercindo Santos, os Joseleitos de Cristo assumem com alegria e espírito de serviço esta nova frente pastoral em solo português.
Contamos com a oração e o apoio de todos os irmãos e irmãs da grande Família Gumercindiana presente no Brasil, na Itália e agora em Portugal.
Pe. Severino Isaías de Lima, sjc