JOSELEITOS DE CRISTO EM PORTUGAL

JOSELEITOS DE CRISTO EM PORTUGAL

Em uma celebração de envio, na Solenidade de São João Batista, na Capela da Casa Geral, Pe. Gumercindo, em missa presidida pelo Diretor Geral da Congregação, o Revmo Pe. Francisco de Barros Barbosa, SJC.
Pe. Barbosa, para falar de São João Batista, destacou figura importantes a exemplo de Jeremias como “aquele que anuncia de trilhar o caminho, ainda que perigoso, antes que os outros”, e Isaias que prefigura a missão de João Batista e a de Jesus. Com os Atos dos Apóstolos e o Evangelho segundo São Lucas, coroa a missão de João como “Profeta do Altíssimo: irás diante do Senhor, preparando-lhes os caminhos” (Lc 1,76) o Precursor que se sobressai com um batismo de penitência, mas um profeta do AT, único a ver e testemunhar pessoalmente o Messias. missão de Jesus como luz das nações. (Lc 2,28-35).
Após a homilia e a Profissão de fé, seguiu-se o rito de envio, quando os três a ir em missão a Portugal: Pe. Severino Isaías de Lima, SJC, Pe. José Jefferson Rodrigues Cavalcante, SJC, e o Ir. José Maciel Leite, SJC se aproximaram do altar.
Foi um momento em que o Diretor Geral recebeu-os com alegria, exortando-os para a missão na Diocese de Beja, que tem Dom Fernando Maio de Paiva, seu bispo.
Os irmãos são chamados a guardar os princípios aprendidos do fundador, em harmonia e unidade com o bispo. O novo lugar, sempre nos desafia, mesmo com o conhecimento da língua portuguesa, haverão de lidar com novas culturas e costumes.
No final do rito, os três receberam, cada um, uma cruz como sinal maior dos discípulos de Jesus.
Após a Missa, quis ouvir suas expectativas, Pe. Isaías assim se expressou: “Estou confiante na bondade de Deus que nunca falha. Para mim é um momento novo e cheio de expectativas no sentido eclesial. Nossa Congregação chegando em terras portuguesas nos ajuda a expandir o Carisma do Pe. José Gumercindo. Deus nos conceda saúde e inspiração para sermos cada vez mais fiéis à missão”. As considerações do Pe. Jefferson, com experiência de missão na Itália, foi se colocar em obediência para a missão. Por último, as expectativas do Ir. Maciel: “A minha expectativa da missão em Portugal é de uma experiência nova que possa me possibilitar trabalhar com o povo de Deus. Quero procurar ser um instrumento de ajuda para o povo, servindo mediante as necessidades que surgirem. Na missa de envio, fiquei emocionado por motivo de estar na capela com todo Conselho Geral e me fez passar um filme na cabeça sobre todo o percurso de minha caminhada vocacional. Acredito que Deus tem um bom propósito para mim. Ao receber a Cruz como símbolo da missão, imaginei a cruz que carregarei nessa nova etapa de minha vida”.
Como frisado pelo Ir. Maciel. Além do Diretor Geral, presidente, esteve presente os demais conselheiros concelebrando a Eucaristia, o Pe. Antônio Carlos Ferreira do Prado, Pe. Leandro Justino da Silva, Pe. José Alberto Luna Cavalcante, Pe. Enésio Severino da Silva e o Pe. Isaias. Vale destacar, os demais concelebrantes: Pe. Gilmar Anacleto Cruz, Pe. Benedito Claret e Pe. Edson Ferreira, bem como a presença do Ir. Bruno Duarte, que comporá a Comunidade em Belém do Pará.
Na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus com as palavras do fundador: “Joseleitos de Cristo, tua vida. Sejam firmes e enfrente o ideal. E jamais defaleça tua lida, frente as fúrias ferozes do mal”.

Pe. Enésio Severino da Silva, SJC.