90 ANOS DE VIDA DO PE. ROSÁRIO

90 ANOS DE VIDA DO PE. ROSÁRIO

“Como é bom agradecermos ao Senhor e cantar salmos de louvor ao Deus Altíssimo” (Sl 91,1)

Nosso querido irmão Pe. Rosário está celebrando, nesse 28/07/2022, seus 90 anos de uma vida abençoada e bela. Rezamos por ele na missa aqui, na Paróquia São Jorge, em Belém do Pará, com espírito de especial alegria e gratidão. Parabéns, Pe. Rosário! As pessoas boa nos motivam a ser melhores que somos, por isso devem, com justiça, ser lembradas e homenageadas. Era o começo de 1969 quando Pe. Rosário chegou ao nosso lendário Seminário São José, em Tucano – BA. Era ainda novo, porém, para uma comunidade constituída praticamente de adolescentes e jovens, podia ser considerado um ‘senhor’, então assim era tratado por todos. Nós o chamávamos ‘Seu Francisco’. Mas, ao contrário do que talvez isso possa sugerir, ele, com seu jeito maduro, sóbrio e respeitoso, era muito próximo, amigo e fraterno. Participava ativamente de atividades que nós, iniciantes, fazíamos, em termos de oração, estudo, lazer e trabalho. Seu modo amável de se relacionar conosco logo o tornou para nós uma referência. Todas as minhas lembranças que tenho dele nesses 53 anos de convivência são de estima e admiração. Ele tinha sempre uma palavra de orientação serena e amigável para a ‘meninada’. Naquela época, o barreiro costumava encher até transbordar por ocasião do inverno. Então era tempo de aproveitá-lo como um bom lazer. O terreno do Seminário era tomado de árvores frutíferas: laranjeiras, mangueiras, cajueiros, mamoeiros e bananeiras. ‘Seu Francisco’ nos ensinou a usar tronco de bananeira como boia. Assim, os que ainda não sabiam nadar, como eu, seguiam essa ‘dica’. Porém, um detalhe importante: ele, como bom nadador, nos orientava a atravessar um de cada vez para que ele acompanhasse individualmente cada atleta em ação naquela empolgante ‘piscina olímpica’. Seu cuidado era impecável e a nossa confiança nele era total. Era então para nós exemplo de atenção, de seriedade no trabalho, de zelo na oração. Vale ressaltar que, já naquele tempo, Pe. Rosário era para todos um exemplo de uma vida marcada pelo equilíbrio entre oração e trabalho. Daquele tempo, ficamos e aí estamos: ele próprio, Pe. Policarpo e eu. Ótimas recordações! Bendito seja Deus!

Pe. Raimundo Ribeiro Martins, sjc

Pelo que conheço, Pe. Rosário expressa em nossa Congregação um testemunho vivo de fidelidade a Deus e compromisso ao santo Evangelho. Sempre o vemos rezando e meditando os salmos na capela ou balbuciando palavras santas a todo momento, demonstrando que o fervor pela oração deve ser constante. Muito cômico e com histórias de seu ministério pastoral que encantam aos que o escutam.

Neste aniversário de 90 anos, o Senhor da Vida o conceda ainda aqui na terra mais tempo, para nós podermos desfrutarmos deste homem de grande sabedoria e profusão evangélica!

                                                                         Diácono Lourran Sammuel dos Santos, sjc

Hoje rendemos graças a Deus pelos 90 anos de vida do carinhosamente chamado padre Rosário. Recordo-me do meu período de noviciado, no qual o já tinha e ainda o tenho como exemplo de sacerdote, fervoroso e guardião das orações, sempre foi zeloso com a santificação das horas, desde as Laudes às completas.

Não se pode negar que cada irmão se sente bem protegido, quando está próximo deste santo homem, exímio confessor, que busca de uma forma tão carinhosa levar o pecador novamente para próximo de Deus.  Zeloso pela liturgia, estudioso da palavra de Deus, sempre solícito, alegre, confiante, quem o conhece sabe, este é um santo homem. Quando estivemos juntos, sempre encontrei palavras de amizade, conforto, conselhos, agradeço a Deus por todos estes momentos.

Hoje comemorando os seus 90 anos, podemos dizer, estes foram muito bem vividos, pois sempre buscou estar perto da eucaristia, da oração e sobre tudo dos irmãos.

Ir. Carlos Vinicius Lopes Silva, sjc.

Um dos pilares da espiritualidade da Sociedade Joseleitos de Cristo é a busca de profunda união com Deus. Com certeza, o Pe. Rosário é, para nós Joseleitos, um grande exemplo na busca de uma amizade profunda com o Senhor. Exímio religioso, homem que reserva longas horas do dia para estar junto do Bom Deus em oração, exemplo de vida doada, vida despojada e desapegada. Hoje, celebrando o seus 90 anos, elevamos a Deus a ação de graças por temos entre nós um homem santo que deixa transparecer o amor de Deus na sua vida e, consequentemente, contagia com esse mesmo amor a todos os que estão ao seu redor.

Ir. Rodrigo Ferreira Nascimento, sjc.

Falar do Pe. Rosário, é expressar gratidão a Deus por nos possibilitar conviver com uma alma tão santa e simples. Tive a graça de morar com ele duas vezes, no meu noviciado e no meu tirocínio. Por vezes o seu jeito simples de viver e de rezar, me fez refletir que a vida religiosa pode ser vivida na sua radicalidade e ao mesmo tempo ser preenchida de plena alegria no desempenho da missão. Costumo dizer que este santo homem é a expressão do amor de Deus em nossa Congregação. Diante de algumas situações o padre Rosário me fez compreender que o maior serviço que podemos prestar a Deus, é a obediência pautada no sincero amor ao sacerdócio e aos irmãos.

Elevo uma prece de gratidão a Deus pelos 90 anos de vida deste grande sacerdote, espelho de virtude, capaz de viver o que prega, fazendo ecoar o que disse São Francisco de Assis: “Tome cuidado com a sua vida, talvez ela seja o único evangelho que as pessoas leiam”. Felicidades ao Pe. Rosário! Obrigado pelo seu exemplo de amor a Eucaristia e desapego do que é passageiro, apegando-se somente ao que é essencial; a vida em Cristo.

Ir. Brunael Barbosa Almeida, sjc.

Que a Virgem Santíssima, São José, São João Batista de La Salle, e os demais padroeiros da nossa amada Congregação, possa conceder ao Pe. Rosário, saúde, paz, alegria e muitos anos de vida.

Mais Vistas

Animação Vocacional

O Serviço de Animação Vocacional Joseleito busca acompanhar os jovens no seu caminho existencial rumo à maturidade para que possam descobrir sua vocação específica e realizá-la à luz do mistério divino.

Assine Nossa Newsletter

Endereço

Sociedade Joseleitos de Cristo
Casa Geral “Pe. Gumercindo”
Rua Prof. Luís Anselmo, 99  (Luís Anselmo)
CEP.: 40.260-485 – Salvador – BA

© Copyright Sociedade Joseleitos de Cristo. Feito com por