Joseleitos: 72 anos de história

Joseleitos: 72 anos de história

Em 19 de março de 1950, nascia a Sociedade Joseleitos de Cristo na cidade de Boquim-SE, com reestruturação na mesma data na cidade de Tucano – BA em 1958. Hoje, 19 de março de 2022, celebramos 72 anos, o que correspondem num total de 26.286 dias. Portanto, uma história que vai se construindo através do legado marcado de profundo amor e zelo a Deus e à Igreja, deixado pelo seu fundador e, hoje, Servo de Deus, Pe. José Gumercindo Santos. Estamos a serviço do ser humano e sua realização como vocacionados ao sacerdócio, bem como a outras vocações que traduzam a construção do Reino de Deus em defesa e dignidade da vida.

Transcorridos 72 anos de fundação, a palavra melhor é gratidão. Estamos certos de que Deus nos busca, nos acompanha e nos faz ir em frente ajudados pelo lema: Ação, Reação e Oração, além de nossas atenções entregues pelo fundador: “A ti eu deixei o pobre, tu serás a ajuda do órfão” (Sl 10,14) e, confiando nossas vidas, nos dirigimos a Deus com o rogo: “Não me lances longe de tua face, Senhor”, (Sl 50,13).

O salmista rezou: “A setenta anos vai a nossa vida, fato notável quando chega a oitenta”. (Sl 90,10) Já chegamos à maturidade? Ela é um processo. Celebramos nosso IX Capítulo Geral Ordinário em São Salvador da Bahia nos dias 25 a 28 de janeiro passado, éramos 47 capitulares. Estamos numa fase bonita, a da Escuta, em que à luz da Apocalipse do segundo capítulo ao quarto, às sete Igrejas o Apóstolo São João quer uma resposta à pergunta: “o Que o Espírito diz às Igrejas?” Nós, Joseleitos devemos responder às provocações do Espírito Santo que nos leva a abraçar, com toda a Igreja convocada pelo Papa Francisco, e a celebrar o Sínodo em outubro de 2023, fazendo acontecer os dons de Deus: Comunhão, Participação e Missão. Somos provocados a caminhar juntos e sermos “Leão bravo e forte” em nosso Carisma, Espiritualidade e Missão. Para tanto, despertar vocações, como ensinou o Pe. José: “Sem as vocações a Congregação não cresce”.

Na 1ª Circular de 1974 (QAD p. 169) Pe. José chegou a dizer: “A Sociedade está amadurecida”. Tomemos essas palavras como entusiasmo. Ele era muito otimista. Nós já chegamos a Roma-Itália, lá são duas Paróquias. Em nosso País, estamos em várias dioceses, sejamos vibrantes e otimistas e procuremos amar nossa Congregação sendo fraternos. Assim, faremos essa Família Gumercindiana constituída das três fundações: Congregação Santa Teresinha, Joseleitos de Cristo e Divino Mestre e os Leigos Joseleitos, ser Luz e Sal da terra para iluminar e dar sabor ao mundo que nos provoca a sermos cada vez testemunha de Jesus em uma Sociedade de tantos apelos, em constantes mudanças. Já estamos há 31 anos conduzindo a Congregação. Nosso fundador a conduziu por 41 anos, escrevendo “Quarenta Anos no Deserto” disse para nós: “Amados irmãos, preparai-vos! Deixarei, se Deus quiser, a História da Sociedade em vossas mãos. Vós continuareis a fazê-la, com datas e fatos e feitos brilhantes”… e continuou: “um dia, quando vocês sentirem melhor o peso da responsabilidade, haverão de lembrar o pobre fundador, que arcou por quarenta anos com o peso da Sociedade”. (cf. QAD p. 393).

Que nossa Congregação, seguindo os passos de São José, o Pai Amado, na ternura, na obediência, no acolhimento, na coragem criativa, no trabalho e na sombra, prossiga feliz essa caminhada difícil para a Canaã dos nossos sonhos.

Pe. Enésio Severino da Silva, SJC. Deus nos abençoe. Parabéns!

Mais Vistas

Animação Vocacional

O Serviço de Animação Vocacional Joseleito busca acompanhar os jovens no seu caminho existencial rumo à maturidade para que possam descobrir sua vocação específica e realizá-la à luz do mistério divino.

Assine Nossa Newsletter

Endereço

Sociedade Joseleitos de Cristo
Casa Geral “Pe. Gumercindo”
Rua Prof. Luís Anselmo, 99  (Luís Anselmo)
CEP.: 40.260-485 – Salvador – BA

© Copyright Sociedade Joseleitos de Cristo. Feito com por