“NO MISTÉRIO DA EUCARISTIA, NOITE E DIA TE ADORO, SENHOR”

“NO MISTÉRIO DA EUCARISTIA, NOITE E DIA TE ADORO, SENHOR”

Através do legado espiritual deixado pelo Servo de Deus Pe. José Gumercindo Santos, temos a possibilidade de compreender que o amor à Eucaristia deve ser a nossa regra máxima na busca da caridade fraterna e do serviço aos mais necessitados. Foi esse amor que o impulsionou desde cedo. “Com quatro anos, armava pequenos altares, onde celebrava à sua maneira. Fez sua Primeira Comunhão com sete anos de idade”. [1] Sua experiência com Jesus eucarístico é algo que o Pe. Gumercindo introduziu no carisma, como regra primordial na vivência fraterna de seus filhos e filhas espirituais. Viver na e para a Eucaristia é fazer memória do dia em que recebemos Cristo pela primeira vez. “Dizer o que falamos a Jesus naquele momento de emoção é óbvio: pedi o Céu para mim e para os meus”.[2]

O legado de amor do padre Gumercindo pela Eucaristia é atestado no jeito sóbrio e sereno com que celebrava, amor esse que o impulsionava a celebrar o memorial da paixão morte e ressurreição de Cristo todos os dias, fazia da Eucaristia o seu alimento diário de sustento na fé e na missão. Entendia, portanto, que “a santa Eucaristia, centro da vida comunitária, há que ser celebrada e participada com amor e constância”.[3]

Impelidos pelo amor a Jesus Eucarístico, o Pe. Gumercindo compôs um hino, cujo conteúdo expressa a grandeza de tão sublime e ditoso sacramento. No dia em que celebramos O Mistério do Corpo e Sangue de Cristo, somos impulsionados a cantar louvores ao Deus uno e Trino, reproduzindo a melodia do hino à Jesus Eucarístico deixada pelo servo amante da Eucaristia. Assim como fez o Pe. Gumercindo, cantemos (apreciemos) essa grandiosa canção, ao som da voz do Irmão José Maciel Leite de Moura, sjc, tirocinante do nosso Instituto e ao som do órgão/piano da musicista Luciana Amorim, professora de música da nossa Casa Mãe – noviciado – Tucano / BA.

Ir. Brunael Barbosa Almeida, sjc

 

 

REFERÊNCIAS

SOCIEDADE JOELEITOS DE CRISTO. Constituições. Ação – Reação – Oração: hoc fac et vives – faze isso e viverás, Escolas profissionais Salesianas, São Paulo 1961.

SANTOS, José Gumercindo. Pedaços d’Alma: Memórias. Bahia Artes Gráficas Ltda, Feira de Santana/BA, 1981.

_________________________________

[1] SANTOS, José Gumercindo. Pedaços d’Alma: Memórias. Bahia Artes Gráficas Ltda, Feira de Santana/BA, 1981, p.9.

[2] Ibidem, p. 10.

[3] SOCIEDADE JOELEITOS DE CRISTO. Constituições. Ação – Reação – Oração: hoc fac et vives – faze isso e viverás, Escolas profissionais Salesianas, São Paulo 1961, p. 66.

Mais Vistas

Animação Vocacional

O Serviço de Animação Vocacional Joseleito busca acompanhar os jovens no seu caminho existencial rumo à maturidade para que possam descobrir sua vocação específica e realizá-la à luz do mistério divino.

Assine Nossa Newsletter

Endereço

Sociedade Joseleitos de Cristo
Casa Geral “Pe. Gumercindo”
Rua Prof. Luís Anselmo, 99  (Luís Anselmo)
CEP.: 40.260-485 – Salvador – BA

© Copyright Sociedade Joseleitos de Cristo. Feito com por