Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo (Ef 6, 1)
Neste domingo, comemora-se o Dia dos Pais em toda a sociedade. A Igreja naturalmente participa dessa comemoração, mas nos motiva pensar que, junto aos pais, há mães e filhos, portanto, a família, pensada na perspectiva da fé.
Neste contexto, a CNBB propõe a Semana Nacional da Família, a se realizar deste domingo ao próximo (14-21/08/22) com o tema: “Amor Familiar, Vocação e Caminho de Santidade”.
O amor na família se expresse mediante generosa abertura de seus membros, como resposta a uma inspiração divina tendo por meta a santificação, ou seja, a plena felicidade de todos. Para alcançar esse ideal, a Igreja oferece este ano um itinerário ou caminho inspirado no Evangelho das bem-aventuranças.
A felicidade começa pela liberdade diante de tudo neste mundo, levando cada um a não se prender a bens materiais: seja dinheiro, comida, casa ou qualquer outra coisa. Junto a isso, deve prevalecer o espírito de mansidão, nas palavras e nas atitudes. Nesse contexto, poderá estar o segredo da superação de desavenças e divisões, podendo assim construir a paz a partir do interior de cada pessoa. Na família deve igualmente reinar a capacidade de cada membro abrir o coração a quem está triste, aflito ou amargurado, procurando perdoar, consolar e reanimar. As famílias cristãs se empenhem a fim de todos que as constituem tenham verdadeira sede de que tudo entre eles se ajuste à vontade de Deus. Então que aconteçam festa e alegria em reuniões familiares com comida e bebida, mas cuidem todos para que não falte, sobretudo, a iluminação da Palavra Sagrada e da oração, que nos unem a Deus e aos outros, sejam da própria família ou de fora, mas todos queridos como irmãos e amigos.
Feliz Dia dos Pais! Feliz Semana da Família! Feliz tempo da graça de Deus para todos!
Pe. Raimundo Ribeiro Martins, SJC
Salvador, 13 de agosto de 2022.