Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus (Mt 5,16)
Nós, Joseleitos, muito nos alegramos e expressamos a nossa gratidão aos Leigos Joseleitos por comungarem do Carisma, Espiritualidade e Missão, dons de Deus vividos e deixados pelo Servo de Deus, Pe. José Gumercindo Santos à nos, Família Gumercidiana. Os dias 9, 10 e 11 de setembro foram gratificantes. O Diretor Geral, Pe. Barbosa fez a abertura, discorreu sobre pertinentes assuntos: Diretório, Beatificação … etc, que aprofundam e enriquecem a Congregação e o seu empenho em acolher tantos irmãos e irmãs, cristãos conscientes de sua vocação e que em experiência sinodal a partir da Escuta, entendem o bem da comunhão, participação e missão para ver e abraçar os valores humanos e cristãos, queridos e caros à vida do gigante herói, Pe. Gumercindo para a glória de Deus e santificação do ser humano. Vale ressaltar ainda, a demonstração de alegria e zelo do Pe. Isaías, dinamizando a todos para que tudo fluísse conforme pensado.
Participaram da Assembleia, os Leigos Joseleitos de: Gama-Brasília-DF, Iara-Barro-CE, Novo Horizonte – Creguenhem – Jorro – Tucano e Salvador-BA, Itabaiana-SE e Belém-PA. Sentimos e compreendemos a ausência de Manaus – AM. A presença e atenção de cada padre demonstra interesse e à causa que nos envolve. Norteamos a Assembleia sob o tema: “Joseleito, um despertador de Vocações por onde passa” e o lema: “Amai o estado que abraçais e sereis despertadores de vocações”, discorrido por mim, Pe. Enésio. Valeu a pena a partir das motivações celebradas: Natividade de Nossa Senhora, 88 anos da ordenação do fundador e os 62 anos de fundação da Congregação Divino Mestre.
Um dos pontos de grande relevo da assembleia foi também a Tertúlia. Nela foram apresentados seis números que são talentos das Comunidades de Salvador, Tucano, Itabaiana-SE, Belém-PA, Iara-Barro-CE e Creguenhem expressados através de músicas com teor religioso, declamação de poesias e danças regionais da Bahia e o estilo caliente de Belém do Pará com seu inseparável Carimbó. Não faltou em nossa Tertúlia as guloseimas , bem como os bons sorteios de livros, imagens e outros compartilhados pelos participantes. No final, para coroar esse momento precioso de comunhão fraterna, não podia faltar o imprescindível “Boa noite” no estilo da escola de Dom Bosco, dado pelo Pe. Barbosa, após apresentações de seus escritos sobre o fundador.
Tudo teve fim com o passeio em Caldas do Jorro e Jorrinho, das Águas termais dos 48° e 37° e depois deste, o almoço em nosso Seminário São José, Casa Mãe. Nossa gratidão ao Mestre de Noviços, Pe. Justino, o noviço Mateus e o irmão Maciel pela acolhida. Também ao Pe. Valderi, Pe. Edson, Pe. Rosário e Pe. Elias.
Tucano-BA, 12 de agosto de 2022.
Pe. Enésio Severino da Silva, SJC.